Peixe é ótima fonte de proteína

Os peixes são ricos em proteínas, vitaminas e minerais, e contribuem para a formação muscular e previnem doenças do coração

qui, 27/09/2018 - 18h18 | Do Portal do Governo

 

Quem mora em regiões afastadas de rios e mares não tem o costume de incluir os pescados em suas dietas, seja pela dificuldade de encontrar produtos de qualidade ou simplesmente pela falta de hábito. É, no entanto, importante saber que peixes são uma ótima fonte de proteína, além de reunir outros nutrientes.

“Os peixes são ricos em proteínas, vitaminas e minerais, que contribuem para a formação muscular e previnem doenças do coração”, afirma Cristiane Kovacs, nutricionista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, unidade da Secretaria de Estado da Saúde.

O peixe deve ser consumido de três a quatro vezes durante a semana, “como costumam fazer os asiáticos”, sugere a nutricionista do Hospital das Clínicas da FMUSP, Sônia Trecco. “Curiosamente, os povos dessa região possuem baixos níveis de colesterol e de triglicérides”.

“Alguns peixes de águas frias, como é o caso do salmão e do bacalhau, são também uma ótima fonte de ômega 3, ácido graxo importante para aumentar o colesterol bom, que, por sua vez, contribui na prevenção de doenças cardiovasculares”, explica Sônia.

Para quem quer perder peso, o peixe é uma ótima pedida, já que ele diminui os níveis do hormônio leptina, o hormônio da obesidade.

Há diversos tipos de peixe e muitos são os seus tipos de preparo. “O mais importante é optar pelo assado ou grelhado, evitando as preparações fritas”, recomenda Cristiane Kovacs, nutricionista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, unidade da Secretaria de Estado da Saúde.