Pedreira e Unicamp inauguram Infovia Municipal

30 prefeituras implantaram a rede de comunicação de acesso universal voltada para a sociedade.

seg, 02/07/2007 - 15h12 | Do Portal do Governo

O professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação(FEEC) da Unicamp Leonardo Souza Mendes tentou convencer quase 30 prefeituras a implantarem a Infovia Municipal, rede de comunicação de acesso universal voltada para a sociedade. O prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes Júnior, foi o primeiro a abraçar idéia e, na última quarta-feira (26), no momento em que acontecia a cerimônia de inauguração da Infovia idealizada por Mendes, todos os prédios públicos de Pedreira já estavam conectados, realizando ligações com custo zero. A inauguração marcou também o acesso de toda a população à rede. Segundo o prefeito, os moradores já podem se cadastrar na Prefeitura, onde receberão um manual para o uso da nova tecnologia.

Mendes explicou que a Infovia é uma rede de fibras ópticas e em radiofreqüência que funciona como uma auto-estrada por onde são transportadas as informações com alta velocidade. Durante a inauguração, o pesquisador enfatizou que o sistema é essencialmente um instrumento de socialização e inclusão social e digital completo para o cidadão. “A Infovia pode ser considerada uma via pública de comunicação dos municípios. Tenho certeza que pode dar ganhos efetivos para a comunidade e envolver a sociedade para um salto de qualidade no município e no País.”

Bernardes Júnior disse estar orgulhoso de ser o primeiro município brasileiro a ter uma rede de comunicação universal. “Por meio da infovia, todos os cidadãos estarão digitalmente incluídos”, comemora. Além dos R$ 400 mil investidos na implantação do sistema, a Prefeitura prevê recursos para a ampliação do acesso aos serviços. Na Praça Monsenhor Nilo e na Rua Cezira de Queiroz, no centro de Pedreira, já foram instalados dois telecentros para que as pessoas que não tenham computador acessem a Internet.

Presente na cerimônia, o secretário de gestão pública do Estado de São Paulo, Sidney Beraldo, afirmou que pretende promover uma reunião com o prefeito de Pedreira e os pesquisadores da Unicamp para discutir uma forma de desenvolver o sistema no Estado. “O governo de São Paulo tem o programa Cidade Digital, com o objetivo de ampliar a inclusão digital, e toda experiência é bem-vinda”, disse.

A implantação da Infovia, para o diretor-executivo da Agência de Inovação (Inova) da Unicamp, Roberto Lotufo, é um exemplo real da aplicação social do conhecimento desenvolvido na Universidade. Com a concretização do projeto, a Universidade cumpre seu papel de formar recursos humanos colocando-os em laboratório real. “Assim como o hospital-escola, o projeto da Infovia também teve a participação de alunos.”

Da Unicamp