Pedágio fica mais barato nas vias Ayrton Senna e Carvalho Pinto

Nova tarifa é resultado do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo

qua, 17/06/2009 - 18h35 | Do Portal do Governo

(atualizado 22 de junho)

As praças de pedágio das rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto (SP 070) reduziram, a partir de quinta, 18, o preço da tarifa em 40,74%. Para fazer o trajeto entre São Paulo e Taubaté, o motorista que gastava R$ 27, passou a desembolsar R$ 16. A concessionária responsável pelo trecho é a Ecopistas.

A assinatura do contrato com a empresa ocorreu na quarta-feira, 17, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e contou com a presença do vice-governador, Alberto Goldman, do secretário da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira Filho, do secretário dos Transportes, Mauro Arce e  do diretor-geral da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), Carlos Eduardo Sampaio Doria.

“É um ganho do consumidor, pelo preço e pela qualidade da rodovia, e do Estado, que recebe recursos para serem reutilizados em novas obras da infraestrutura rodoviária”, afirmou Goldman. “Desde o início do trecho oeste do Rodoanel até agora, o Estado de São Paulo recebe uma outorga de R$ 5,5 bilhões – R$ 2 bilhões ao trecho sul do Rodoanel e o restante às demais obras realizadas pela Secretaria dos Transportes”, completou.

Na Ayrton Senna, o preço do pedágio na praça de Itaquaquecetuba, no sentido leste, passou de R$ 8,60 para R$ 4,40. No sentido inverso, em Guararema, o valor foi reduzido de R$ 8,60 para R$ 4,20.

Na Carvalho Pinto, a tarifa passou de R$ 4,90 para R$ 4,20, no sentido leste, em São José dos Campos. Na volta, o consumidor paga R$3,20 ao invés dos R$4,90 na praça de pedágio de Caçapava.

O secretário dos transportes, Mauro Arce, lembrou que o Governo do Estado de São Paulo desenvolve várias obras simultaneamente. “Estamos fazendo muitas obras, entre elas a ‘Nova Marginal’, a Jacu Pêssego sul, o programa Pró-vicinais, que vai recuperar 12 mil quilômetros de estradas, recuperação e ampliação de estradas no interior. Os recursos estão sendo aplicados com a única finalidade de melhorar as rodovias do Estado de São Paulo”, disse.

Além da redução tarifária, o Programa de Concessões Rodoviárias garante investimentos da ordem de R$ 900 milhões em obras de ampliação e modernização que alcançarão, inclusive, trechos da Marginal Tietê.

Entre as principais ampliações a serem executadas destacam-se o prolongamento de 6,8 km da rodovia Carvalho Pinto até Taubaté, a ampliação do Trevo dos Pimentas, em Guarulhos, e obras da “Nova Marginal”.

Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo

O Programa de Concessões Rodoviárias teve início em 1997 com a concessão de 3,5 mil quilômetros de rodovias estaduais divididos em 12 lotes rodoviários. Os investimentos já realizados na malha somam R$ 15,5 bilhões. São recursos destinados às obras de ampliação e à modernização de esquemas operacionais que fizeram destas as melhores rodovias do país, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes.

O principal resultado são viagens mais seguras – o índice de mortos nas rodovias concedidas está 50,7% menor com relação ao ano 2000.

Em 2007, o Governo do Estado de São Paulo iniciou a 2ª Etapa do Programa. Foram selecionados seis corredores rodoviários, totalizando 1.747 quilômetros de rodovias que receberão R$ 7,5 bilhões em investimentos.