Pecuaristas têm até quinta-feira para vacinar bovinos e bubalinos

Último foco de febre aftosa registrado no Estado de São Paulo ocorreu em maio de 1996

ter, 29/05/2012 - 13h34 | Do Portal do Governo



Pecuaristas do Estado de São Paulo têm até quinta-feira, dia 31, para vacinar bovinos e bubalinos com até dois anos de idade contra a febre aftosa. Iniciada dia 1º de maio, a campanha já vacinou 47% do total de animais nesta faixa etária, de acordo com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA).

LEIA TAMBÉM
Campanha contra a febre aftosa termina dia 31 de maio 

O último foco de febre aftosa registrado no Estado de São Paulo ocorreu em maio de 1996. E para continuar a erradicação da doença, o governo realiza anualmente a campanha de vacinação em bovinos e bubalinos. O Estado pretende vacinar 100% do rebanho estadual.

Os cuidados na hora da vacinação também são fundamentais para que a campanha seja eficiente. A vacina deve apresentar dosagem específica de 5 ml e ser mantida na temperatura de 2º C a 8º C, além de ter sido comprada em estabelecimentos cadastrados pela Defesa Agropecuária.

O formulário da vacinação pode ser adquirido em qualquer unidade da Defesa Agropecuária ou através do site da entidade. A segunda etapa da campanha contra a febre aftosa ocorre em novembro.

Do Portal do Governo do Estado