Pecuária: Secretaria Estadual da Agricultura discute combate à febre aftosa

Encontro está sendo realizado na Federação do Comércio do Estado de São Paulo

qui, 30/11/2000 - 10h01 | Do Portal do Governo

O secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, João Carlos de Souza Meirelles, está participando nesta quinta-feira, dia 30, último dia da campanha de vacinação contra febre aftosa deste ano, da reunião do Conselho Nacional da Pecuária de Corte (CNPC) e do Comitê Nacional de Saúde Animal (CONASAN), que aborda a necessidade de políticas locais, nacional e dos países vizinhos para erradicação da doença, entre outros assuntos.

O evento foi aberto nesta manhã com a palestra do secretário Meirelles, sobre O Papel do Setor Privado no Conasan, abordando questões relativas à rastreabilidade, ao mercado interno e externo, além do combate à aftosa.

Desde maio, São Paulo é considerada área livre de aftosa com vacinação pela OIE (Organização Internacional de Epizootias). Com um rebanho de 13 milhões de cabeças, o Estado abate 1 milhão de cabeças de gado por ano e responde por 60% das exportações de carne do Brasil. Dos US$ 800 milhões que o País exporta em cortes de carne nobre resfriada, mais da metade – US$ 500 Milhões – sai de São Paulo.

O Coordenador de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Júlio César Pompei fala às 11 horas sobre o Modelo de Prevenção à Febre Aftosa no Estado de São Paulo.

A reunião acontecerá na Federação do Comércio do Estado de São Paulo, na Avenida Paulista, 119, 1º andar, das 9 às 13 horas.

Data: Quinta-feira, dia 30 de novembro de 2000
Horário: Das 9 às 13 horas
Local: Federação do Comércio do Estado de São Paulo – Avenida Paulista, nº 119 – 1º andar – São Paulo/SP.