Pecuária: Quinta-feira é o último dia da Campanha de Vacinação contra Aftosa

São Paulo completa dez anos sem registrar um único foco da doença

qua, 29/11/2006 - 8h12 | Do Portal do Governo

Termina nesta quinta-feira, 30 de novembro, a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa e raiva dos herbívoros no Estado de São Paulo. Iniciada em 1º de novembro, o pecuarista pode adquirir, durante todo o mês, as vacinas e fazer a imunização do seu rebanho, de qualquer idade. São Paulo completa dez anos sem registrar um único foco da doença.

Depois da vacinação, o pecuarista tem até o dia 7 de dezembro para entregar a declaração de vacinação e sua comprovação em qualquer unidade de defesa agropecuária do seu município ou região. Caso não o faça, será passível de uma multa de 3 Ufesps (R$ 41,79) por cabeça pela não comunicação e 5 Ufesps (R$ 69,65) por cabeça não vacinada.

Na última etapa em maio, a cobertura vacinal foi de 99,50% de um rebanho bovino total de 13,5 milhões de cabeças. Segundo o secretário de agricultura e abastecimento, Alberto Macedo, a meta é sempre de 100% de vacinação espontânea. “Mesmo que isto não aconteça, todo o gado paulista é vacinado obrigatoriamente depois deste período sob a supervisão dos técnicos da nossa defesa agropecuária”, afirma.

O Estado de São Paulo realizou um trabalho de defesa intenso com corredores sanitários, suspensão de eventos agropecuários e rastreamento de gado proveniente dos estados do Mato Grosso do Sul e Paraná, quando do aparecimento de aftosa no ano passado. E o Governo do Estado empenha-se na derrubada dos embargos de vários países à carne bovina paulista.

  Da Secretaria da Agricultura