Peças de arte contribuirão com Estação Especial da Lapa

Transformadas em obra de arte, vacas de poliéster serão leiloadas em prol de quatro instituições beneficentes, sendo três vinculadas à Suíça

qua, 05/07/2000 - 11h17 | Do Portal do Governo

Transformadas em obra de arte, vacas de poliéster serão leiloadas em prol de quatro instituições beneficentes, sendo três vinculadas à Suíça

Trinta vacas de poliéster trazidas da Suíça e transformadas em obras de arte por artistas de destaque no cenário brasileiro, por alunos da Escola Suíço-Brasileira e por crianças da Estação Especial da Lapa e da Associação Suíço-Brasileira ficarão expostas até o dia 29 de julho na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Trata-se da exposição “Desfile de Vacas” aberta na noite desta terça-feira, dia 4, na Faap, que faz parte do “Suíça 2000” – I Festival de Cultura, Turismo e Negócios da Suíça.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lila Covas, participou da abertura da exposição, recepcionada pelo cônsul-geral da Suíça no Brasil, André Brohy.
De acordo Brohy, as vacas serão leiloadas e o que for arrecadado será doado a quatro instituições beneficentes que cuidam de crianças, entre elas, a Estação Especial da Lapa, que atende atualmente mais de mil crianças portadoras de deficiências. As outras instituições são ligadas à Suíça, que oferece ajuda financeira ou participa da gestão. O preço mínimo de cada vaca, a data e o local do leilão ainda não foram definidos.
O festival “Suíça 2000”, promovido pelo Governo suíço e com apoio de empresas suíças instaladas no Brasil, começou no mês de abril e trouxe a São Paulo diversos eventos nas áreas de música, dança, arquitetura, esportes, artes visuais, turismo, gastronomia e negócios.
A vaca é um símbolo especialmente associado à Suíça por sua produção do leite que é usado na confecção do famoso chocolate suíço. Além disso, o animal também está presente nas manifestações folclóricas e culturais de muitos países, inclusive do Brasil. Por isso, o convite de pré-lançamento do festival foi uma vaca em miniatura. Os alunos da Estação Especial da Lapa pintaram as 300 vaquinhas-convite.
Os organizadores do “Suíça 2000” também estão colocando urnas para receber alimentos não perecíveis e agasalhos em todos os locais onde realizam apresentações. Tudo que for arrecadado será doado ao Fundo Social de Solidariedade de São Paulo. “A idéia é que o evento possa gerar uma contribuição social”, afirmou Ana Cláudia Agazzi, diretora da Fare Arte, empresa contratada pelo consulado suíço para coordenar o evento.
As vacas em exposição na Faap foram pintadas pelos artistas: Amélia Toledo, Anabela Santos, Ana Michaelis, André Poli, Antônio Peticov, Caetano de Almeida, Cristina Rogozinski, Eduardo Verderame, Guto Lacaz, Helena Carvalhosa, Inês Raphaelian, Ivaldo Granato, José Roberto Aguilar, Leda Catunda, Lina Kim, Márcia Xavier, Márcio Prado, Mauro Restiffe, Nelson Leirner, Nina Moraes, Paulo Whitaker, Regina Silveira, Renata Padovan, Ricardo Ramalho, Roger Barnabé, Sérgio Romagnolo e Zélio Alves Pinto. A artista plástica Olga Beltrão, que trabalha como voluntária há quatro anos na Estação Especial da Lapa, coordenou os trabalhos das crianças da Lapa que ornamentaram a vaca com muita cor e lantejoulas.