Peça aborda os rompimentos nas relações familiares

Espetáculo O Jardim entra em cartaz na quinta, 2, no Tusp

sex, 27/07/2012 - 19h02 | Do Portal do Governo

No palco, o cenário é composto por caixas de papelão sobrepostas, formando divisórias físicas e temporais entre três momentos de uma mesma história. O espetáculo O jardim é narrado a partir de três gerações e, em todas elas, os personagens enfrentam rompimentos nas relações familiares. O tema principal é a memória perdida (a passada, que insiste em permanecer mesmo sem querermos), e a inventada. Em 1938, o casal Thiago e Fernanda acaba de comprar uma casa, mas está se separando.

Depois de quatro décadas, em 1979, Thiago é internado pelas duas filhas, em um asilo, por sofrer do mal de Alzheimer. Nos tempos atuais, a neta de Thiago e sua empregada observam o abandono da casa onde a família viveu e gravam um vídeo. Cada trama é exibida em três plateias na mesma sala. O público é dividido em grupos para acompanhar cenas em ordens diferentes.

Quando termina cada encenação, os atores mudam de posição no palco. Aos poucos as caixas que dividem o cenário desabam e tempos e espaços se confundem, o que provoca o espectador a mergulhar nesse painel e a se identificar com situações parecidas. O diretor e dramaturgo mineiro Leonardo Moreira, de 29 anos, da Companhia Hiato, foi vencedor como melhor autor, na 24ª edição do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo 2012, no mês de março.

A Cia. Hiato ministrará uma oficina de interpretação gratuita, entre os dias 8 e 10 de agosto, das 10 às 13 horas, destinada a atores e estudantes de teatro interessados no trabalho criativo do grupo. Para se inscrever é necessário enviar currículo resumido e carta de interesse para o e-mail interpretação@ciahiato.com.br até o dia 1º de agosto. Nos dias 8, 15 e 22, às 21 horas, haverá um bate-papo sobre seus espetáculos.

SERVIÇO
Espetáculo “O Jardim”
Local: Teatro da USP – Tusp
Endereço: Rua Maria Antônia, 294 – Consolação – São Paulo
Telefone: (11) 3123-5233
Data e horário: Quinta-feira a sábado, 21 horas; domingo, 19 horas
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
Classificação: 12 anos

Do Portal do Governo do Estado e Agência Imprensa Oficial