Paz: CDHU realiza evento em prol da paz no Jardim Santo André

Atividade é uma parceria com a Associação Beneficente do bairro

sex, 15/12/2000 - 13h19 | Do Portal do Governo

Neste domingo, dia 17, será realizado em Santo André, o evento ‘Periferia a Favor da Paz’. Trata-se da primeira atividade do movimento ‘Favela Contra a Violência’, organizado pela Associação Beneficente do Jardim Santo André (ABJASA) e por grupos de jovens daquela comunidade (União R.C.R.) em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do Governo do Estado.

Durante todo o dia, das 8 às 17 horas, no Parque Ana Brandão, em Santo André, serão desenvolvidas gincanas e brincadeiras para crianças, apresentações de grupos de capoeira, samba, rap e grafiteiros do Jardim Santo André e adjacências, além de participações especiais de grupos de rap já consagrados.

A área conhecida como Jardim Santo André, de propriedade da CDHU desde 1977, compreende aproximadamente um milhão e quinhentos mil metros quadrados, onde vivem atualmente aproximadamente seis mil famílias (cerca de 20 mil pessoas). O local vem sendo alvo do Programa de Urbanização Integrada, desenvolvido pela CDHU, que consiste em um grande projeto de intervenção urbana e recuperação ambiental visando a regularização fundiária e a melhoria da qualidade de vida da população local.

Preocupados em transformar o quadro de violência cotidiana, grupos de jovens do Jardim Santo André, aliados à ABJSA, tiveram a iniciativa de criar um movimento pela paz. Para isso, procuraram técnicos sociais da CDHU, que desenvolvem um trabalho de integração comunitária, para que os auxiliassem na articulação e organização desse movimento. A convite da Companhia, o Instituto Sou da Paz e o IADES (Instituto de Análises sobre o Desenvolvimento Econômico e Social) promoveram reuniões para realizar uma parceria com esses jovens a fim de traçar uma programação capaz de mobilizar a comunidade para debater e buscar soluções para o problema da violência. Ficou então decidia a realização de um grande evento de fim de ano, que congregasse e envolvesse grupos de todos os núcleos de favela do Jardim Santo André e de áreas vizinhas.

Além da CDHU, do Instituto Sou da Paz e do IADES, o evento ‘Periferia a Favor da Paz’ conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Santo André, que cedeu o espaço e a aparelhagem de som para o show; do Programa Andrezinho Cidadão, desenvolvido pela Assessoria da Criança e do Adolescente; e ainda da Assessoria da Juventude, ambas coordenadas pela Secretaria Municipal de Cidadania e Ação Social.

Estarão participando: o grupo de capoeira Raízes Baianas, da favela Toledanos; dos grupos de samba Em Cima da Hora, cujos integrantes são moradores da favela Lamartine, Jd. Bom Pastor, Jd. Cristiane e Mauá e Atração do Pagode, também da favela Lamartine. Os grupos de rap a se apresentarem são o T.S.O., Raciocínio Expressivo e DJ FMC, do Jd. Irene; Comunidade Pobre, da favela Toledanos; Raio X da Periferia, do bairro João Ramalho; Sobreviventes de Rua, da favela Missionários; AR-15, J.V.C. e Adversários do Sistema, da favela Lamartine; Manos do Gueto, formado por moradores das favelas Missionários e Toledanos e, ainda, a participação do grupo de grafiteiros da favela Missionários, Graft Break. Também participam o grupo de rap 509/E, formado por detentos do Carandiru, e do Posse Conceitos de Rua (Conclusão, Face Original e Z’África Brasil), do Capão Redondo.

Data: Domingo, dia 17 de dezembro de 2000
Horário: Das 8 às 17 horas
Local: Parque Ana Brandão – Santo André-SP