Paulo Bomfim, “príncipe dos poetas”, é tema de exposição no Palácio do Horto

Mostra estreia neste sábado, 21 de maio, e terá obras do acervo pessoal do artista

qua, 18/05/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

O universo de relações pessoais e afetivas do “príncipe dos poetas brasileiros”, Paulo Bomfim, estará em exposição a partir deste sábado, 21 de maio, às 11 horas, no Palácio do Horto – residência oficial de verão do governador de São Paulo, na Capital. A exposição “Paulo Bomfim: Universo do Poeta” segue até 14 de agosto e trará objetos, documentos e fotografias do acervo pessoal do artista, além de 25 obras que integram a coleção de Arte Moderna do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo de São Paulo, órgão vinculado à Secretaria da Casa Civil. A mostra faz parte dos eventos comemorativos da 9ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 16 a 22 de maio.

“Alguns dos mais representativos artistas modernistas ilustraram os poemas de Paulo Bomfim, entre eles Tarsila do Amaral, que desenhou para ‘Antonio Triste’, em 1947, prefaciado por Guilherme de Almeida”, destaca a curadora do Acervo dos Palácios, Ana Cristina Carvalho. 

Além de Tarsila do Amaral, os artistas do Modernismo Brasileiro que conviveram com Paulo Bomfim e terão obras em exposição são Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Clóvis Graciano, Candido Portinari, Noêmia Mourão, Paulo Rossi Ozir, Alfredo Volpi, Marcelo Grassman, Caciporé Torres, Mário Zanini, Francisco Rebolo, Aldo Bonadei, Victor Brecheret, Fúlvio Pennacchi e Ismael Nery. Clóvis Graciano, por exemplo, ilustrou um de seus importantes poemas, o “Armorial”; enquanto Ismael Nery retratou a poetisa Adalgisa Nery, amiga de Bomfim.

Outros itens do acervo pessoal do “príncipe dos poetas brasileiros” que estarão em exibição são o convite de casamento de Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade, de outubro de 1925; um capacete de soldado de 1932; 30 livros autografados com dedicatória de escritores e artistas da vida cultural paulista a partir dos anos 30; uma carta escrita por Adalgisa Nery, entre outras preciosidades.

Para a curadora do Acervo dos Palácios, celebrar Paulo Bomfim é revisitar a história paulista. “A vida do poeta foi marcada pela cidade de São Paulo, já que nela estão evocações das origens de ancestrais bandeirantes que conformaram o território paulista, imortalizados nas páginas de ‘Armorial’, seu livro ilustrado por Clóvis Graciano. E nela estão os ecos da revolução de 1932”, explica Ana Cristina.

Oficina de ilustração

Além da exposição no Palácio do Horto, acontecerá paralelamente a oficina de desenho “Ilustrando o Universo do Poeta Paulo Bomfim”, ministrada por Pedro de Kastro, em que os participantes criarão ilustrações a partir de poemas do artista. A oficina será no dia 21 de maio, sábado, a partir das 14 horas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo email acervo@sp.gov.br ou pelo telefone (11) 2193 8139 / 8713.

Pedro de Kastro é artista plástico, gravurista e ilustrador. Português radicado há mais de dez anos no Brasil, ele participou de várias exposições na Europa, Estados Unidos e Brasil.
 
Serviço
“Paulo Bomfim: Universo do Poeta”
Local:
Palácio do Horto – Rua do Horto, 931, Horto Florestal, São Paulo-SP
Data: 21 de maio a 14 de agosto de 2011
Horário para visitas: quarta-feira a domingo, das 9h às 15h
Agendamento necessário para grupo com mais de 10 pessoas
Informações: (11) 2193 8139 / 8713 ou acervo@sp.gov.br
Entrada gratuita

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo