Paulistas utilizam cada vez mais os serviços do Cidadão.SP

Entre 2006 e 2007, a evolução do número de acessos à página eletrônica ultrapassou os 70%

qui, 28/08/2008 - 8h54 | Do Portal do Governo

O portal Cidadão.SP, criado para facilitar a vida da população, registrou aumento no número de acessos de 72,4% entre 2006 e 2007. No ano passado, 14,5 milhões de pessoas visitaram o serviço on-line, ao passo que em 2006 esse mesmo número atingia a casa dos 8,7 milhões. A comparação dos acessos computados ao longo de um período maior de tempo dá a medida da incorporação do serviço à rotina dos paulistas.

Entre as seções mais procuradas, a campeã é Meus Documentos. No mês passado, por exemplo, somou 20.211 registros. Esse link abriga o serviço recordista em busca de informações no portal: a emissão de segunda via de carteira de identidade, com 9.076 consultas em julho. “A partir das informações divulgadas na página eletrônica, os cidadãos economizam tempo precioso”, avalia o coordenador do Grupo de Apoio Técnico à Inovação da Secretaria Estadual de Gestão Pública, Roberto Meizi Agune.

Em segundo lugar entre os serviços mais procurados vem a busca por atestado de antecedentes criminais, na mesma seção. Nessa área é possível também consultar serviços referentes ao título de eleitor e à carteira nacional de habilitação (CNH). Outros assuntos que atraíram grande número de interessados no mês de julho foram aposentadoria (2.376 ocorrências), certidão de tributos (1.176), reabilitação (1.007), crédito (1.005) e Nota Fiscal Paulista (962 cliques).

Diferencial – Evitar deslocamentos desnecessários pela cidade é um dos objetivos principais do Cidadão.SP. Uma consulta ao portal permite ao usuário obter todas as informações desejadas –  certidões, atestados e fazer agendamentos –  sem ter de se locomover até as repartições públicas.

Parece pouco, mas faz uma diferença gigantesca no dia-a-dia de grandes cidades, observa Agune. “Imagine diminuirmos o número de deslocamentos diários da Região Metropolitana de São Paulo, de cerca de 36 milhões, em apenas 1%. Seriam 360 mil saídas a menos. Isso representa todo o movimento diário da linha de Metrô da Avenida Paulista”, compara.

Cidadão.SP acessa quase 2 mil serviços

Criado em outubro de 2004, o portal Cidadão.SP reúne a soma de esforços de toda a administração do governo do Estado para oferecer seus serviços pela Internet. Participam da coordenação e execução do projeto as secretarias de Comunicação, de Economia e Planejamento e de Gestão Pública, e seus órgãos vinculados, como a Imprensa Oficial, que hospeda o portal; a Fundação Seade, que faz a manutenção e gestão da base de dados, e a Prodesp/Poupatempo. As informações sobre os quase 2 mil tipos de serviços são alimentadas e atualizadas por representantes de cada órgão.

O portal pode também ser acessado a partir de telefones celulares. No mês passado, 4.432 usuários resolveram seus problemas a partir do portal usando os recursos da telefonia móvel.

SERVIÇO

Para acessar o portal Cidadão.SP, digite www.cidadao.sp.gov.br

Manoel Schlindwein

(M.C.)