Paulistas têm menos de uma semana para tomar vacina contra a gripe

Mais de 2,7 milhões de pessoas já foram imunizadas, mas adesão de gestantes precisa melhorar

sex, 18/05/2012 - 13h30 | Do Portal do Governo

Os paulistas têm menos de uma semana para tomar a vacina contra a gripe. A campanha de imunização no Estado de São Paulo vai até sexta-feira, 25. Balanço da Secretaria de Estado da Saúde aponta que mais de 2,7 milhões de pessoas foram imunizadas até a última sexta, 18.

Em números absolutos foram vacinados 426,2 mil crianças entre seis meses e dois anos, 1,97 milhão de idosos e 165,3 mil gestantes. A campanha também vale para trabalhadores da área da saúde, indígenas e população carcerária. 

A adesão das mulheres grávidas é considerada baixa pela Secretaria, apenas 36,8% delas receberam a vacina. Entre os idosos, 41,2% foram imunizados. Já 47,5% das crianças entre seis meses e menores de dois anos de idade tomaram a dose. 

A meta é vacinar 5,3 milhões de paulistas até sexta-feira, 25, contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, e também contra outros dois tipos do vírus influenza – A (H3N2) e B. 

Crianças que estiverem participando pela primeira vez da campanha de imunização, neste ano, deverão tomar duas doses da vacina contra a gripe. A segunda deverá ser aplicada um mês após a primeira. As que já foram levadas aos postos de saúde na campanha de 2011 só precisarão receber uma dose neste ano.

Os postos de saúde abrem das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Na capital as salas de vacina das rodoviárias do Tietê e da Barra Funda também abrem aos sábados e domingos, das 8h às 20h. A lista dos postos de vacinação da capital e região metropolitana da Grande São Paulo pode ser acessada pelo site do Centro de Vigilância Epidemiológica.

Do Portal do Governo do Estado