Paulistas têm mais um dia para tomar a vacina contra a gripe

Idosos, gestantes, crianças entre seis meses e 2 anos, indígenas e profissionais da saúde são o público alvo da campanha

qui, 31/05/2012 - 13h00 | Do Portal do Governo

Os paulistas têm até esta sexta-feira, 1º de junho, para participar da campanha de vacinação contra a gripe. A meta é imunizar idosos com 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e menores de dois anos de idade, gestantes em qualquer fase da gravidez, indígenas e trabalhadores da área da saúde.

A vacina protege a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, e mais dois outros tipos do vírus influenza: A H3N2 e B. A Secretaria de Estado da Saúde pretende imunizar 5,3 milhões de paulistas, número correspondente à meta de 80% dos 6,6 milhões de pessoas que compõem o público-alvo da campanha.

Quem ainda não se vacinou, precisa se apressar. Segundo Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria, a vacinação é muito importante para que as pessoas se protejam de possíveis complicações decorrentes da gripe. “Também é importante ressaltar que a vacina não causa a doença, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção”, explica. 

A campanha acontece em mais de sete mil postos de vacinação no Estado, entre fixos e volantes, além de 3,5 mil veículos, 32 ônibus e cinco barcos. Ao todo são 41,6 mil profissionais da área da saúde, estaduais e municipais, envolvidos na ação. Os postos de saúde ficam abertos das 8h às 17h nesta quinta e sexta-feira.

Serviço
Campanha de vacinação contra a gripe
Data: até sexta-feira, 1º de junho
Horário: das 8h às 17h
Local: postos de saúde do Estado de São Paulo (consulte a lista pelo site www.cve.saude.sp.gov.br)