Paulistas têm até o dia 12 para se vacinar contra a rubéola

Pelo menos 13 milhões de pessoas já foram imunizadas no Estado de São Paulo

qui, 04/12/2008 - 8h16 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde vai encerrar no dia 12 a Campanha de Vacinação contra a Rubéola. De acordo com o último balanço divulgado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão da secretaria, pelo menos 13 milhões de pessoas já foram imunizadas no Estado de São Paulo.

Homens e mulheres de 20 a 39 anos, público-alvo da campanha, devem procurar as Unidades Básicas de Saúde de seu município e se proteger contra a doença. A meta é vacinar 95% da população paulista nessa faixa etária.

No Estado, cerca de 500 mil pessoas ainda não tomaram a vacina. Dos 645 municípios paulistas, 279 não atingiram a sua meta.

Em 2007, foram registrados no Estado 1.659 casos de rubéola, dos quais 1.122 (68%) em homens. Foi o número mais alto desde 2000, quando 2.566 paulistas contraíram a doença. Em 2006 foram 66 casos. O balanço parcial deste ano indica que 696 pessoas foram infectadas.

Desde 2000 a vacina contra a rubéola faz parte do calendário nacional de imunização e é aplicada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A primeira dose deve ser tomada com 12 meses de vida, com reforço entre quatro e seis anos de idade. A secretaria indica a vacinação para qualquer pessoa nascida a partir de 1960 que não tenha recebido nenhuma dose anterior, mas durante a campanha o foco serão os paulistas entre 20 e 39 anos de idade.

Sintomas 

A rubéola é uma doença infecciosa normalmente benigna, mas quando ocorre durante a gestação há o risco de síndrome da rubéola congênita, que pode comprometer o desenvolvimento do feto e causar abortamento espontâneo, morte fetal e malformações congênitas, como surdez, glaucoma, catarata e diabetes. Os principais sintomas são febre baixa, manchas no corpo, dores articulares, conjuntivite, coriza e tosse. A vacina contra a rubéola não é indicada para pessoas imunodeprimidas (em tratamento de câncer e aids, por exemplo) e mulheres grávidas. As gestantes poderão ser imunizadas somente após o parto. 

Da Secretaria da Saúde