Paulistas mudam hábitos de higiene por causa da gripe A H1N1

Principal medida adotada foi lavar as mãos com maior frequência

sex, 11/09/2009 - 13h30 | Do Portal do Governo

Uma pesquisa telefônica encomendada pelo Governo aponta que  67% dos paulistas mudaram seus hábitos de higiene e saúde em razão da epidemia de Influenza A H1N1. 

O levantamento, realizado com 1.000 entrevistados, mostrou que a principal medida foi lavar as mãos com maior frequência – recomendação da Secretaria da Saúde que foi adotada por 84% dos que informaram terem mudado seus hábitos. 

A pesquisa revela ainda que 67% dos entrevistados estão evitando aglomerações em locais fechados, e 50% dos que alteraram seus hábitos passaram a utilizar álcool em gel como medida de higiene. Já 45% informaram que não mais apertam a mão de outras pessoas para cumprimentá-las. 

“Hábitos de higiene são fundamentais para evitar que os infectados pelo H1N1 contaminem outras pessoas. É importante também que as pessoas utilizem lenços ao tossir e espirrar e evitem compartilhar objetos como copos e talheres”, afirma Clelia Aranda, coordenadora de Controle de Doenças da Secretaria.

Metade dos entrevistados acredita que em São Paulo a epidemia da gripe já atingiu o seu ponto mais crítico e vai recuar a partir de agora. A pesquisa também mostrou que 38% das pessoas não têm medo da doença, 31% estão com pouco medo e 30%, com muito medo.

Da Secretaria da Saúde