Paulistas ganham mais duas estações da CPTM

A linha cruza boa parte da zona leste da e transporta 147 mil usuários por dia

qua, 28/05/2008 - 13h03 | Do Portal do Governo

Atualizada às 15h01

O governador José Serra entregou nesta quarta-feira, 28, mais duas modernas estações na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana, antiga Linha F): a Itaim Paulista e a Jardim Helena-Vila Mara. Com essas unidades, já são quatro estações com qualidade de metrô de superfície abertas em 2008 nessa linha, que cruza boa parte da zona leste da capital e municípios vizinhos, transportando 147 mil usuários diariamente. “É a CPTM virando Metrô”, disse o governador na cerimônia de inauguração, ao lado do prefeito da capital, Gilberto Kassab, e do secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella. “Estamos reformando todos os trens dessa linha e também virão tens novos. Com isso, vai aumentar a freqüência entre eles, que hoje é de 9 minutos”, completou Serra. A meta é atingir um intervalo de 5 minutos entre os trens.

As obras de modernização da Linha 12-Safira integram o Plano de Expansão da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, que prevê a aplicação de recursos da ordem de R$ 17 bilhões no Metrô, CPTM e EMTU/SP. Trata-se do maior investimento já realizado no setor. “É um investimento caro e demorado, mas estamos trabalhando nisso para mudar a cara do atendimento do transporte público em são Paulo. Com mais Metrô e mais CPTM, ele vai melhorar, não há a menor dúvida disso”, afirmou o governador.

Uma das principais metas é transformar mais de 160 km, dos 260 km de linhas da CPTM, em metrô de superfície. Ao todo, já foram encomendados 99 trens novos, dos quais quatro estão em circulação na Linha 9-Esmeralda e outros 20 começarão a operar na Linha 12 a partir de 2009. O secretário Portella ressaltou que as soluções para o trânsito da capital paulista não podem partir de ações pontuais. “É preciso tomar coragem de assumir mudanças estruturais”, afirmou. A ampliação da malha metroferoviária e a construção do Rodonal são duas grandes intervenções do Governo do Estado nesse sentido.

Durante a cerimônia, o governador anunciou a construção de seis novas passarelas sobre a via férrea, em parceria com a prefeitura da capital. “As passarelas antigas impediam que pessoas com restrição de mobilidade atravessassem. As novas estações já contam com escadas rolantes, e agora iremos construir mais seis passarelas”, disse Serra.

Leia também:

O Plano de Expansão em detalhes

Os números da expansão e a economia de tempo em viagens

Junto com as novas estações, a CPTM traz para a população da zona leste melhores condições de acessibilidade e integração do sistema de trens metropolitanos com o meio urbano. As construções diminuirão a distância entre estações, que na Linha 12-Safira é de 4 km, em média, para 3,2 km.

Além da arquitetura arrojada, que pode ser vista de diversos pontos desses bairros, ambas as construções contam com passarela, aberta 24 horas, para transposição de vias com segurança, bicicletários, novos viários e áreas revitalizadas com paisagismo nos seus arredores. As novas estações proporcionarão uma valorização da região e maior atratividade para a instalação de equipamentos públicos, de prestação serviços e comércio.

As novas estações

As estações contam com uma série de recursos para atender à crescente demanda de passageiros transportados na Linha F. A acessibilidade irrestrita ao sistema é uma das principais características dessas estações, que possuem escadas rolantes, elevador, rampas e banheiros exclusivos para pessoas com mobilidade reduzida.

Além do piso tátil de alerta e rota tátil, a CPTM instalou mapas táteis, em braile, no final das plataformas, para auxiliar no deslocamento de pessoas com deficiência visual. As duas unidades dispõem de bicicletários, com capacidade para 256 bicicletas em Itaim Paulista e 248 em Jardim Helena-Vila Mara.

A CPTM também se preocupou com o entorno das duas estações. Foram executados cerca de 600 metros de ruas, com guias, sarjetas, sistema de drenagem, iluminação pública e sinalização de trânsito vertical, horizontal e semáforos. As duas unidades receberam tratamento de jardinagem e paisagismo nas áreas externas.

As estações possuem sistemas de captação e reutilização de águas das chuvas, que serão reaproveitadas na limpeza, em bacias sanitárias e serviços de jardinagem. Os sistemas consistem em coletar as águas pluviais da cobertura das estações, com tubulação independente para encaminhar a água para um reservatório de retenção e depois para um outro reservatório de reaproveitamento, onde será feita adição de cloro para desinfecção.

Metrô de superfície

O Governo do Estado de São Paulo investirá R$ 1,4 bilhão até 2010 na Linha 12-Safira, por meio do Plano de Expansão. O ramal terá padrão de metrô de superfície, cujas características são confiabilidade (menos falhas técnicas e mais regularidade), rapidez (menor tempo de espera), segurança, qualidade das estações e dos trens.

 A frota de 15 trens que circula na Linha 12 foi totalmente reformada e ainda está prevista a chegada de 20 trens novos a partir de 2009. A nova estação Jardim Romano será entregue à população até julho. A CPTM ainda promove melhorias nas áreas de telecomunicação, energia, sinalização e via permanente, visando a reduzir os intervalos para 4 minutos, nos horários de pico.

Da CPTM com Manoel Schlindwein