Paulistas ganham Feira de Exames em comemoração ao Dia Nacional de Saúde

Espaço Cultural da Estação Brás realiza, até às 15h, testes de glicemia, colesterol, gravidez, aferição de pressão arterial

ter, 05/08/2008 - 10h44 | Do Portal do Governo

Atualizada às 13h12

O público de passagem pelo Espaço Cultural da Estação Brás confere nesta terça-feira, 5, uma mega feira grátis em comemoração ao Dia Nacional da Saúde. A iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, oferece aos visitantes orientações sobre qualidade de vida e prevenção de doenças, além de diversos exames.

“Este é um evento de mobilização. Esperamos que mais de 5 mil pessoas passem por aqui e façam exames de pressão arterial, glicemia e outras coisas para o controle do que está acontecendo com sua saúde”, afirmou o governador José Serra que participou da feira, aproveitou para medir sua pressão arterial e ficou tranqüilo com o resultado. Segundo o governador, o evento é uma espécie de mutirão que o Estado faz todos os anos no local. 

 Das 8h às 15h de hoje a população que for ao local poderá fazer testes de glicemia, colesterol, gravidez, aferição de pressão arterial, além de ter à disposição orientação sobre saúde bucal e verificação de índice de massa corpórea, importante na prevenção de doenças cardiovasculares (veja lista abaixo).

Profissionais do Disk-Aids, serviço de orientação por telefone da Secretaria, participarão da Feira de Saúde para esclarecer à população sobre formas de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Eles também farão distribuição de preservativos.

Para os fumantes, a secretaria disponibilizará um estande do Cratod (Centro de Referência em Tabaco, Álcool e Outras Drogas) para medir o nível de monóxido de carbono no organismo e o grau de dependência do usuário, além de indicar locais de tratamento aos que quiserem parar de fumar. Um outro estande foi especialmente preparado para orientar dependentes em álcool e drogas.

“Queremos implantar uma mudança na cultura do paulista, a da prevenção. Exames preventivos e cuidados com a saúde são essências para garantir a qualidade de vida das pessoas”, afirma Luiz Roberto Barradas Barata, secretário estadual da Saúde.

A feira acontece no Espaço Cultural da Estação Brás, que fica na Praça Agente Cícero s/nº.

Serviços

Confira o que haverá na feira.

* Distribuição de Material Orientação em Saúde Bucal

* Distribuição de Folhetos Sobre Disque Dst/Aids

* Distribuição de Folhetos Sobre Hiv/ Aids – Amar Sem Medo

* Distribuição de Preservativos

* Apresentação dos Serviços Oferecidos pelo Crt

* Indicação de Serviços da Rede Pública para Realização do Teste Anti-Hiv e Retirada de Preservativos

* Fatores De Risco Cardiovascular

* Mensuração de Peso e Altura

* Circunferência Abdominal

* Mensuração de Pressão Arterial

* Análise de Lesões na Pele

* Detecção Precoce de Gravidez (Bhcg)

* Usg Portátil

* Verificação de Glicemia e Colesterol

* Avaliação do Risco para o Uso do Álcool,Tabaco e Outras Drogas

* Avaliação Do Grau de Dependência da Nicotina, Através do Testes de Fagerström e do Monóxido de Carbono Expirado

* Orientação E Encaminhamento das Pessoas em Risco para a Rede de Saúde

 

Manoel Schlindwein com Secretaria da Saúde

(S.M.)