Paulistas contam com 21 AMEs no Estado de São Paulo

Até final de 2010, serão 40 ambulatórios médicos de especialidades

qui, 28/01/2010 - 14h17 | Do Portal do Governo

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades do Estado (AMEs) fazem parte de um novo modelo de atendimento da Secretaria da Saúde que reúne consultas, exames e pequenas cirurgias em um só local, agilizando o diagnóstico e o tratamento dos pacientes. Até o final de 2010, o Governo de São Paulo terá inaugurado 40 unidades, desde o início da gestão.

Nos AMEs, os moradores da região podem encontrar consultas nas mais diversas especialidades como cardiologia, urologia, cirurgia ginecológica, cirurgia pediátrica, além de exames como mamografia, tomografia, biometria ultrassônica e retinopatia. “O objetivo dos ambulatórios é oferecer um serviço de qualidade e com a agilidade necessária para o rápido diagnóstico do paciente, ampliando suas chances de cura”, explica o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Várias ambulatórios foram entregues em regiões que ainda não eram atendidas pelo programa. Caraguatatuba foi a primeira cidade no litoral a receber uma unidade desse tipo. Santos também ganhou a sua, seguido por Praia Grande. Piracicaba, Jales, São José do Rio Preto, Dracena, São José dos Campos e o bairro de Heliópolis (capital paulista) tiveram ambulatórios entregues em 2009, enquanto Lorena, Santo André, Andradina e Araçatuba receberão suas unidades em 2010. Bauru recebeu sua unidade nesta quinta-feira, 28 – a 21º do Estado. Saiba mais aqui.

O maior ambulatório é o de Heliópolis, na capital, com capacidade para 416 mil consultas com especialistas e 15,9 mil cirurgias por ano. O espaço é composto por seis salas de cirurgia, 12 leitos de recuperação pós-anestésica, 24 leitos de hospital-dia e 45 consultórios, além de equipamentos de ponta como ultra-sonografia endoscópica.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Saúde