Paulistanos têm projeto para implantação de 12,2 km de ciclovia

Projeto Caminho Verde faz urbanização, paisagismo, readequação de calçamento e ciclovia

sáb, 29/08/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

São Paulo recebe neste domingo, 30, uma nova opção que une lazer e meio ambiente: a Ciclofaixa de Lazer que fará a ligação entre o Parque das Bicicletas, o Parque do Ibirapuera e o Parque do Povo. Serão 5 quilômetros feitos pela prefeitura da capital.

Além desta nova obra, o paulistano conta também com o projeto do governo do Estado, Caminho Verde, responsável pela urbanização, paisagismo, readequação de calçamento e a implantação de uma ciclovia na área remanescente paralela à Linha 3 – Vermelha do Metrô. O programa acontece numa parceria entre a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

A ciclovia do Caminho Verde tem ao todo 12,2 km de extensão e percorrerá, junto à avenida Radial Leste, um trajeto entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera, com implantação dos bicicletários Itaquera, Penha e Carrão, além de conexão com o existente em Guilhermina-Esperança. Este será o maior percurso de ciclovia implantado em área urbana e externo a parques em São Paulo. Ao longo da ciclovia, foram plantadas cerca de 1.800 árvores.

O projeto já está em fase final, com o trecho entre Itaquera até Vila Matilde já entregue. Hoje, mais de 70% da ciclovia está concluída com investimento parcial de R$ 6 milhões. As outras obras estão previstas para durar seis meses e se iniciarão após assinatura da Ordem de Serviço dos demais trechos.

Para finalizar o projeto serão gastos cerca de R$ 2 milhões na implantação de bicicletário com execução de novo acesso à estação Penha e adequação para implantação de ciclovia entre o viaduto Aricanduva e a estação Vila Matilde.

Entre outras adaptações, o projeto incluiu a readequação de calçamento, a instalação de mais de 900 novos postes de iluminação (rede de alimentação elétrica subterrânea) e sinalização cicloviária.

Bicicletários

A ciclovia complementa outros projetos de incentivo ao uso de bicicletas pelo Metrô, como os bicicletários que já ultrapassaram 50 mil acessos. O serviço conta com mais de 10 mil pessoas registradas utilizando as 15 estações que oferecem o serviço de estacionamento ou aluguel de bikes. Ao todo, o projeto já conta com 636 vagas de paraciclos e 202 bikes disponíveis para locação na capital paulista.

Para usar o serviço basta comparecer a um dos locais levando RG e CPF para efetuar o cadastro. No caso de empréstimo, também é necessário apresentar um cartão de crédito Visa com limite disponível de R$ 350,00 para pré-autorização.

Quem não possui o cartão de crédito, pode comparecer à sede do Instituto Parada Vital (Alameda Barão de Limeira, 985, 5º andar, Campos Elíseos) munido de RG, CPF, comprovante de residência (originais e uma cópia) e duas fotos 3X4 para confecção da carteirinha do UseBike que dará acesso ao serviço.

Veja mais informações de como participar aqui.

Parque Várzeas do Tietê

A satisfação dos ciclistas afeitos a longas distâncias está garantida também no Parque Várzeas do Tietê. O maior parque linear do mundo, lançado pelo governador José Serra em julho, vai contar com uma ciclovia de 230 quilômetros de extensão. Isso quer dizer que o trecho de ida e volta será próximo à distância entre Campinas e Ribeirão Preto – de 238 quilômetros.

A obra, prevista para 2016, contará com 77 campos de futebol, 129 quadras poliesportivas e 33 equipamentos de lazer com esporte, cultura e turismo, distribuídos ao longo do Rio Tietê em oito municípios da região metropolitana da capital. Já na primeira etapa, a ser entregue em 2012, serão 23 quilômetros de ciclovia.  

Marginal Pinheiros

As margens do Tietê não serão as únicas a receber ciclistas. O Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, iniciou em agosto um projeto para construir uma ciclovia ao longo da Marginal Pinheiros. O trecho inicial, de aproximadamente 7,5 quilômetros, deverá ligar o Parque do Povo, no Itaim, ao Parque Villa-Lobos, na zona oeste. O projeto prevê o uso de parte da estrada de serviços da EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), que segue paralela aos trilhos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo