Paula Souza será o primeiro órgão público com sede na Nova Luz

Conjunto, de R$ 57,7 mi, poderá ser visto desde a Estação da Luz e da Sala São Paulo

qua, 30/09/2009 - 12h12 | Do Portal do Governo

A futura sede do Centro Paula Souza será o primeiro prédio público na Nova Luz, projeto de revitalização da prefeitura da capital e do Governo do Estado. A obra deverá ficar pronta até o final de 2010. A obra deverá levar vida nova ao quarteirão das ruas Timbiras, Andradas, Aurora e General Couto de Magalhães, na região central de São Paulo.

“Seremos o primeiro órgão público a mudar para a nova área, colaborando para a revitalização”, afirma a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá. O Paula Souza completa 40 anos em outubro e é autarquia do governo paulista responsável pelas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs).

Nos 6.870 metros quadrados, serão construídos 26,7 mil metros quadrados de área para a administração central, centro de capacitação de professores, três auditórios, refeitório, creche, quadra, estacionamento, além de nova escola técnica, a Etec Nova Luz. O projeto é dos arquitetos Pedro Taddei Neto, presidente da Fundação para Pesquisa Ambiental (Fupam) e Francisco Spadoni. A frequência de mais de 2 mil alunos e 600 funcionários nos três períodos do dia deverá ainda atrair novos empreendimentos.

“Os edifícios ficarão elevados sobre pilotis (colunas que sustentam a construção, deixando vão livre no pavimento térreo) de 7 metros acima do piso, formando espaço térreo público, que se funde com a praça do prédio do Poupatempo e se conecta com a Avenida Ipiranga”, explica Taddei Neto. O conjunto poderá ser avistado desde a Estação da Luz e da Sala São Paulo. O valor estimado da obra é de R$ 57,7 milhões.

Depois da mudança da instituição, será pedido à prefeitura o fechamento da Rua dos Timbiras, para formar um calçadão na frente do complexo, localizado entre as estações Luz e República do Metrô.

O prédio centenário onde o Paula Souza está hoje, na Praça Coronel Fernando Prestes, é endereço da instituição desde que foi criada, em 1969. Foi construído em 1890, pelo renomado arquiteto Ramos de Azevedo, para abrigar a Escola Politécnica, e será entregue à Secretaria da Cultura.

Reurbanização do centro

O endereço da futura sede do Centro Paula Souza (região central de São Paulo) integra o projeto de reurbanização que prevê a revitalização de 225 hectares no centro da capital. A intervenção deve levar a uma oferta de moradias, comércio e equipamentos públicos, garantindo a preservação do patrimônio arquitetônico e respeitando a vocação econômica estabelecida.

Na primeira fase, serão desapropriados imóveis para equipamentos públicos, sedes de órgãos e secretarias, além de um novo parque. Uma lei municipal, aprovada em 2005, determina ainda incentivos fiscais para quem investir na região.

Da Agência Imprensa Oficial e do Centro Paula Souza