PATs recolocam no mercado formal quase 50 mil trabalhadores no primeiro semestre deste ano

Ano passado, 120 mil pessoas encaminhadas pelos Postos de Atendimento ao Trabalhador foram admitidas por empresas privadas

qui, 20/07/2006 - 17h16 | Do Portal do Governo

Posto de atendimento ao trabalhador - rua helvétiaNo primeiro semestre deste ano, 47.154 trabalhadores foram contratados por empresas após utilizar os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho – SERT.

Além de captar vagas junto às empresas e encaminhar os trabalhadores desempregados, esses postos prestam outros serviços, como emissão de carteira de trabalho, orientação trabalhista e entrada do seguro-desemprego.

Doze mil pessoas passam pelo pat helvétia por mêsNo ano passado, 119.205 pessoas foram admitidas por empresas contatadas pelos 203 PATs distribuídos no Estado. Essas empresas disponibilizaram 314.673 vagas.

E agora, a SERT está implantando, em todo o Estado, o SIGAE – Sistema de Gestão de Ação de Emprego, que permite deixar on-line as vagas disponíveis em todos Postos de Atendimento ao Trabalhador. “Com isso, ao acessar o sistema em Araraquara o atendente sabe na hora todas as vagas existentes no Estado”, afirmou o coordenador de Operações do PAT, Elias Fernandes de Carvalho.

PAT do poupatempo sé está interligado ao sigaeO sistema já foi implantado em 108 postos. “Na Grande São Paulo e em Campinas o sistema está on-line. Até o início do próximo ano, todos os PATs estarão interligados”, acrescentou Carvalho.

A região metropolitana de São Paulo, com 49 centros de atendimento ao trabalhador, concentra cerca de 25% das unidades do Estado. Só na capital são 23 postos.

O PAT com maior movimento da capital é o da rua Helvétia, nos Campos Elíseos. Segundo Nicival Martins de Oliveira, diretor técnico de Divisão da Capital, cerca de 12 mil pessoas são atendidas por mês na unidade. “A média diária, de segunda a quarta-feira, é de 600 pessoas. A maioria vem atrás do seguro-desemprego e de uma nova oportunidade de emprego”.

Segundo Oliveira, os postos de trabalho variam de ajudante-geral e faxineiros a engenheiros. O número de vagas oferecidas é grande, entretanto, ressalta, “muitos trabalhadores estão desatualizados e precisam fazer cursos de requalificação”. Em outras palavras, o número de pessoas que consegue uma recolocação no mercado de trabalho poderia ser ainda maior.

Motorista luiz carlos françaO motorista de caminhão Luiz Carlos França, 33 anos, morador do Jardim São Luiz, zona Sul, viveu, recentemente, o problema de falta de qualificação para a conquista de um novo emprego. Ele trabalhava como caminhoneiro desde os 18 anos e há cerca de três anos ficou desempregado porque não atendia as exigências das transportadoras. Trabalhou como segurança, juntou dinheiro, estudou e conseguiu novas qualificações profissionais. “Fiz cursos para trabalhar com o transporte de cargas perigosas, de direção defensiva e de trabalho coletivo, que nós orienta sobre como devemos agir no tratamento com o público”, declarou.

França, casado e pai de dois filhos, estava animado nesta terça-feira, 18/7, porque foi encaminhado a uma entrevista em uma transportadora na região de Guarulhos. “Graças a Deus, consegui me requalificar. Agora, vou lá tentar a sorte” declarou confiante.

Nos PATs há também orientação trabalhista àqueles recentemente demitidos. “As pessoas chegam desorientadas e os advogados orientam sobre os direitos existentes na legislação trabalhista e as formas de cálculo das indenizações cabíveis”, acrescentou Oliveira.

PAT do ABC tem mais de 1.600 vagas

O Posto de Atendimento ao Trabalhador da rua Mediterrâneo, Jardim do Mar, em São Bernardo do Campo, tem 1.660 ofertas de emprego disponíveis, no momento, em diversas funções. A informação é da diretora Técnica da Divisão da Grande São Paulo Sul da Secretaria do Emprego e das Relações de Trabalho, Francisca Mendes, que trabalha na região há 13 anos.

“O número de vagas captadas cresceu nos dois últimos meses porque fechamos com o Carrefour a contratação de funcionários para duas novas lojas da empresa no município”, afirmou Francisca. Segundo a diretora, 300 pessoas foram contratadas pelo PAT para o supermercado do bairro Demarchi, previsto para ser inaugurado neste segundo semestre. Outras 320 pessoas estão em processo de seleção para a futura loja do bairro do Taboão.

Desde o início do ano, o posto da rua Mediterrâneo conseguiu intermediar a contratação de 1.980 trabalhadores. Em 2005, eles conseguiram recolocar no mercado de trabalho 4.099 pessoas.

A relação com os endereços dos Postos de Atendimento ao Trabalhador está no site da Sert: www.emprego.sp.gov.br.

André Muniz