Pátio Vila Sônia da Linha 4 – Amarela recebe 17,5 quilômetros de trilhos

O futuro pátio de estacionamento e oficina de trens do Metrô já adquiriu forma

ter, 26/06/2007 - 12h35 | Do Portal do Governo

O Pátio Vila Sônia, da Linha 4 – Amarela (Vila Sônia – Luz), localizado entre as avenidas Professor Francisco Morato e Eliseu de Almeida, já está em fase de montagem dos 17,5 quilômetros de trilhos de vias para manobra e estacionamento dos 27 trens (174 metrô-carros).

No momento, o Metrô lança o lastro de pedra brita na área externa do pátio (95.000 m3 pedras, cerca de 9.500 caminhões basculantes) e faz a colocação de 8.676 dormentes de concreto, além das primeiras unidades de Aparelhos de Mudança de Via (AMV´s) de um total de 33 equipamentos.

Quando finalizado, o Pátio Vila Sônia será operado pela inciativa privada e contará com estacionamento de trens e veículos auxilares; oficinas de manutenção elétrica/eletrônica; armazenagem de equipamentos e peças sobressalentes; áreas de testes dos trens e veículos auxilares; áreas administrativas, além do Centro de Controle Operacional do Pátio e de toda a Linha 4 – Amarela.

O Metrô já possui três pátios de manutenção: o Jabaquara, que mantém as atividades da Linha 1-Azul e Linha 2-Verde; o Itaquera, responsável pela Linha 3-Vermelha e o Capão Redondo, que realiza a manutenção na Linha 5-Lilás. Os serviços realizados nesses pátios garantem 100% da frota disponível em condições plenas e seguras.

Todos os dias, os funcionários do Metrô executam a manutenção preventiva e corretiva da frota de 117 trens nas oficinas dos três pátios. As principais atividades são: reparo de equipamentos em oficinas mecânicas, elétricas e eletrônicas; limpeza interna e externa de todos os trens, além de inspeção, ajuste e troca de equipamentos eletromecânicos da via permanente e do material rodante. Esses cuidados resultam na redução de ocorrências  operacionais nos trens e asseguram ao usuário mais rapidez em seus deslocamentos.

Atividades em Andamento nos Blocos

O Pátio Vila Sônia está instalado em uma área de 111 mil metros quadrados, espaço suficiente para abrigar 27 campos de futebol. Nessa área, 11 das 18 edificações que serão erguidas, já estão em fase final de obras:

* Bloco A – Oficina de manutenção: em execução o revestimento das paredes, colocação do piso de alta resistência e instalação da parte hidráulica;

* Blocos B e M – Administração:  realizados os acabamentos do prédio;

* Blocos C1 e C4 – Portarias: construção da cobertura metálica e revestimentos;

* Bloco G – Manutenção dos veículos: concluída a construção e iniciados os revestimentos internos;

* Bloco L – Depósito de Lixo: edificação já concluída;

* Bloco D1 – Subestação retificadora: em andamento a montagem da estrutura metálica da cobertura do edifício;

*  Bloco D2 – Subestação rebaixadora de energia elétrica: em execução o revestimento das paredes e o assentamento de soleiras de granito;

* Bloco E – Torno rodeiro: concluída a estrutura de concreto da base está em execução a estrutura metálica semicircular da cobertura;

* Bloco H – Caixa d´água: em construção duas caixas d´água, uma elevada e outra enterrada.

Reservatórios de Água

Já foram concluídas a construção dos dois reservatórios de acumulação de águas pluviais, os chamados “piscinões”, com capacidade para armazenar 783 m3. Esses reservatórios irão captar a chuva das áreas impermeabilizadas e controlar a sua liberação na rede pública coletora do entorno do pátio.

Posteriormente, o que foi recolhido será canalizado para o córrego Pirajussara. Os reservatórios estão localizados próximos às avenidas Eliseu de Almeida (reservatório nº 1) e Professor Francisco Morato (reservatório nº 2). O reservatório nº 1 terá capacidade para 621 m3 de água e o outro, 162 m3.

Da Companhia do Metropolitano de São Paulo