Pastoral do Menor vai ser co-gestora do Casa de Franca

Em Sorocaba, duas unidades do novo modelo são administradas em parceria com a Pastoral

qua, 15/08/2007 - 18h49 | Do Portal do Governo

Foi assinado na última sexta-feira, 10, pelo vice-presidente da Fundação Casa, Mansueto Lunardi, e pelo represen- tante da Pastoral do Menor de Franca, Adolfo de Queiroz Sobrinho, o termo de convênio para a administração comparti-lhada de mais uma unidade modelo Casa.

Trata-se do Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente de Franca. O prédio, que terá capacidade para atender 56 jovens da cidade e microrregião, está em fase de construção e deve ser inaugurado nos próximos meses.

A exemplo do que ocorre nas duas unidades do modelo Casa em Sorocaba, a Pastoral será responsável pelo trabalho pedagógico desenvolvido junto aos adolescentes internados.

“Para Franca, será muito importante esta parceria entre a Fundação Casa e a Pastoral”, afirmou Queiroz. “Precisamos dar uma resposta à sociedade no que tange ao atendimento aos adolescentes e, para tanto, vemos com bons olhos esta soma de esforços.”

Estavam presentes à cerimônia de assinatura membros da direção-executiva da Fundação Casa e representantes da ONG Pastoral do Menor e Família da Diocese de Franca. Na ocasião, foi anunciado o nome da futura diretora da unidade, Rosangela Cristina Caetano. Rosangela foi encarregada técnica do Casa de Sorocaba.

Durante a solenidade de assinatura, o vice-presidente da Casa ressaltou a importância das parcerias com as ONGs, que, na opinião dele, “desempenham um papel importante de sensibilização da sociedade civil” no acolhimento dos adolescentes em conflito com a lei.

As novas unidades da Fundação Casa fazem parte do programa de descentralização do atendimento aos adolescentes. De 2006 até agora, 22 novas casas foram inauguradas no Estado. O índice de reincidência apresentado nas unidades é de 3,21%, contra 29% da antiga Febem

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania