Pastoral do Menor quer colaborar com a capacitação dos funcionários da Febem

Encontro com governador Cláudio Lembo foi realizado nesta segunda-feira, no Palácio dos Bandeirantes

seg, 22/05/2006 - 20h30 | Do Portal do Governo

O governador do Estado de São Paulo, Cláudio Lembo, recebeu em audiência nesta segunda-feira, 22 de maio, a presidente da Febem, Berenice Giannella, o bispo Dom Pedro Luiz Stringhini, da Arquidiocese de São Paulo e mais doze representantes da Pastoral do Menor de São Paulo.

No encontro, os membros da pastoral apresentaram ao governador algumas sugestões para as novas unidades da Febem, que estão sendo construídas em todo o Estado, para a ressocialização dos reeducandos e mostraram, também, a preocupação com a capacitação dos funcionários que vão trabalhar diretamente com esses adolescentes.

Como a Febem trabalha com ONG’s, no Interior, a Pastoral se colocou à disposição do governo para ajudar nestes cursos de capacitação, uma vez que a entidade tem mais de 30 anos de experiência no atendimento ao adolescente carente ou em risco.

Em outro ponto discutido no encontro com o governador, a Pastoral pede ao Estado que priorize as medidas de meio aberto, liberdade assistida, prestação de serviço e semiliberdade, no lugar da internação. Segundo o bispo Stringhini, “muitos juizes alegam que enviam o jovem para a internação, incluindo os que cometeram pequenos roubos e que não têm agressividade” destacou. Para esses casos, poderia ser realizado algum trabalho de ressocialização, concluiu. 

A presidente da Febem disse que as propostas estão dentro do programa de municipalização e regionalização da Febem, com um trabalho sério realizado em parceria com ONG’s que já têm experiência no atendimento ao jovem em conflito com a lei. Segundo Berenice Giannella, “a municipalização é um plano de Governo e a Febem oferece as ferramentas necessárias para que os parceiros possam realizar um bom trabalho. Uma dessas ferramentas é o Plano Estadual de Atendimento às Medidas Socioeducativas, que tem sido um orientador para o atendimento de todas as medidas socieducativas”, concluiu a presidente.

O governador Cláudio Lembo disse que “é muito importante a preocupação das entidades dos direitos humanos e, principalmente, dos representantes da Pastoral do Menor” e se colocou à disposição para colaborar com as propostas positivas que poderão melhorar, ainda mais, o atendimento aos jovens colocados sob os cuidados do Estado de São Paulo, concluiu.

Participaram do encontro Dom Pedro Luiz Stringhini, Assessor da Past. Menor na Arquidiocese de São Paulo-SP; Pe. Ovídio José Alves de Andrade, Coordenador da Pastoral do Menor Sul I – CNBB; Pe. Agnaldo Soares Lima, Pe. Gianpietro Carraro, Pe. Júlio Renato Lancelotti, Pe. Mário Pistor, Ir. Maria do Rosário Leite Cintra, Ruth Pistori, Maria Suzete Casellato, Marlon Lelis de Oliveira, Nelson Aldá.