Passeio une passado histórico e cultura indígena, conheça Tupã

Cidade possui como destaque o Museu Índia Vanuíre e a Casa do Fundador

sex, 19/04/2013 - 13h35 | Do Portal do Governo

Quem visita Tupã, encontra não só momentos agradáveis como também tem a chance de conhecer mais sobre o passado do Brasil. A cidade, distante 525 quilômetros de São Paulo, apresenta como destaque o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre e o Museu da Cachaça.

Para começar o passeio por dento das origens do município, é bom conhecer a Casa do Fundador. No local morava Luís de Sousa Leão, empreendedor que em meados da década de 1920 queria erguer uma cidade, pois na área ao lado estava projetado para passar a Estrada de Ferro do Noroeste Brasileiro.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Esse início de colonização foi um período conturbado porque os índios Kaingang, que moravam ao redor, não aceitavam a ideia de mudar de lugar, pois ali passariam as obras dos trens. A conciliação foi feita por meio da índia Vanuíre, que ficou conhecida, por várias tribos, como “A Pacificadora”.

Tamanha foi a importância, que hoje ela dá nome ao Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre. O espaço, inaugurado em 1966, reúne cera de 38 mil itens que versam sobre o passado da cidade e também objetos de diferentes comunidades indígenas. Entre os destaques estão coleção de arte plumária, cerâmica, cestas e trançados, armas e adornos corporais.

Outro ponto que serve de homenagem, desta vez a comunidade nipônica, é o Jardim Japonês. Com muitas flores, o local enche os olhos dos turistas e é ótimo para caminhar e tirar fotos.

A Igreja Matriz de São Pedro é outra construção que impressiona as pessoas. Com duas torres altas e amplo espaço interior, a capela leva o nome do padroeiro da cidade.

E no Museu da Cachaça, as pessoas podem passar por quatro ambientes que contam a história da bebida. Lá, é possível ver de perto réplicas de cartas do período no qual o Brasil viveu a escravatura, peças de engenho, reportagens curiosas sobre a cachaça e também mais de duas mil garrafas.

Do Portal do Governo do Estado