Passeio ecológico conscientiza para a preservação da água

Desenvolvido pelo DAEE, programa já recebeu a visita de centenas de alunos de escolas de primeiro e segundo graus

ter, 28/08/2007 - 10h30 | Do Portal do Governo

O Departamento de Águas e Energia Elétrica mantém o “Projeto Água e Educação Ambiental”, que já recebeu a visita de centenas de alunos de escolas de primeiro e segundo graus. Desenvolvido pelo Centro Tecnológico de Hidráulica (CTH), diretoria do DAEE que funciona em parceria com a USP, o programa está sediado na Escola Técnica Estadual Benedito Storani, instalada em uma fazenda localizada na serra do Japi, em Jundiaí.

O projeto tem o apoio do CNPq e possibilita, de forma didática, o desenvolvimento de atividades relacionadas com a recuperação, a preservação e os usos múltiplos dos recursos hídricos. A escola existe desde a década de 50, ocupa uma área de 300 hectares e foi criada como um modelo piloto voltado às atividades de educação e preservação do meio ambiente.

“A área é cortada pelo córrego Bonifácio e sua bacia funciona como um modelo em escala real, permitindo aos professores e alunos visitantes receberem uma série de informações sobre a relação do homem com a natureza fornecidas por técnicos especializados na área ambiental”, explica Paulo Romera, coordenador do projeto.

A escola oferece ainda trilhas entre a mata densa com árvores e plantas nativas, viveiro de mudas, tanques de peixes, estação hidrometeorológica e a nascente do córrego Bonifácio. Outras informações e agenda de visitas e atividades com grupos de professores e alunos podem ser obtidos na página eletrônica www.v6.com.br/bstorani, pelo email etebs@itelefonica.com.br, ou pelo fone (011) 4582.1881.

Do DAEE

(J.H.)