Passarela inaugurada em Itapevi trará mais segurança e conforto para a população

Obra é resultado de uma parceria firmada entre a CPTM e a prefeitura de Itapevi

qua, 24/03/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

O secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella e o presidente da CPTM, Sérgio Avelleda, entregaram, na terça-feira, 23 a passarela do bairro Vila Aparecida, localizada entre as estações Itapevi e Engenheiro Cardoso. A obra possibilitará a travessia de pedestres sobre as vias com mais segurança e conforto, principalmente para quem se dirige ao Pronto Socorro Municipal e às ruas Orlando Higino de Moraes e Benedito de Abreu.

A passarela é resultado de uma parceria firmada entre a CPTM e a prefeitura de Itapevi, onde a primeira ficou responsável pela construção e a administração local pela manutenção da travessia e de seu entorno.

Em seu discurso, Portella falou da importância da construção da passarela para os moradores do bairro. “Esta obra representa preservar a vida de pessoas, principalmente das crianças”.

O secretário mencionou também as melhorias previstas no Plano de Expansão para a Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), como a aquisição de 36 novos trens, por meio de uma Parceria Público Privada, e a modernização do sistema de sinalização e telecomunicações. Com esse conjunto de intervenções será possível diminuir os intervalos para cinco minutos e aumentar a velocidade média das composições, possibilitando a operação da linha até a Estação Armador Bueno.

O presidente da CPTM, Sergio Avelleda, comentou sobre as melhorias que estão sendo feitas em estações da Linha 8, além dos investimentos da companhia para facilitar a vida das comunidades lindeiras. “Estamos reformando as estações Itapevi, Engenheiro Cardoso, Jandira, Carapicuíba e Osasco, dando a elas padrões de acessibilidade, conforto e modernidade”, disse. “Mas não basta fazer apenas esta modernização, é preciso humanizar o transporte e dar também as pessoas que usam e vivem entorno da ferrovia, um padrão de segurança”, acrescentou.

Esta é a 13ª passarela entregue pela CPTM, entre as construídas anexas às novas estações e as implantadas ao longo das vias, desde o início de 2007. No total, até o final do ano, serão 33 novas passarelas [22 no trecho e 11 passarelas em estações]. Outras 20 estão previstas para o primeiro semestre de 2011.

Vias segregadas

A construção de passarelas não está sendo feito de maneira isolada. Ela faz parte de um amplo programa, que engloba também a vedação da faixa ferroviária (fechamento da via férrea por meio de muros, gradis, alambrados e cercas) das seis linhas da CPTM.

A companhia vedou 180 quilômetros de vias nas seis linhas. Com a conclusão das passarelas, a CPTM terá condições para desativar as passagens em nível de pedestres, ficando a faixa operacional, totalmente livre da interferência da circulação de pessoas. Tudo isso traz, ao mesmo tempo, mais segurança e conforto para os moradores vizinhos à via férrea e maior eficiência à operação da CPTM.

Expansão SP

Todas essas ações fazem parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano [Expansão SP], que está investindo R$ 21 bilhões no sistema metro-ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo, entre 2007 e 2010. Um dos principais objetivos é quadruplicar a rede com qualidade de metrô, passando dos atuais 60 km no início de 2007 [hoje já são 62 km] para 240 km. Desse total, 162 km são linhas da CPTM. Além da expansão das linhas, foram comprados 107 trens: 47 para o Metrô e 60 para a CPTM. Já circulam onze novos trens no Metrô e 12 na CPTM.

Da CPTM