Passaporte oferece visita gratuita a 18 museus do estado

Serão distribuídos 25 mil exemplares no próximo sábado (5)

sex, 04/09/2015 - 14h00 | Do Portal do Governo

Quer visitar de graça ao menos 18 museus distribuídos pelo estado de São Paulo? Então fique atento a esta oportunidade: no próximo sábado (5), quem visitar um dos locais de exposição ligados à Secretaria de Cultura vai receber o “Passaporte dos Museus”, documento que permite a entrada gratuita a vários locais.

O projeto, que está em sua terceira edição, vai distribuir 25 mil exemplares à população, que poderá planejar viagens para conhecer melhor as instituições que integram a chamada “rota da cultura e do conhecimento”.

Diferentemente da edição passada, o documento de 2015 não tem prazo de validade, ou seja, pode ser utilizado a qualquer momento.

A ideia é estimular o público a conhecer os diferentes museus. Os contemplados vão ganhar a entrada e, de quebra, um carimbo na página correspondente – como em um passaporte de verdade. O desafio é ganhar os 18 carimbos. Quem quiser, pode até personalizar o seu exemplar, incluindo o nome e uma foto.

Passeio surpreendente
A professora de Artes Natália Bressa, de 28 anos, ganhou o Passaporte dos Museus no ano passado e percorreu todos os locais indicados nas últimas férias. “Eu e meu marido embarcamos na brincadeira e aceitamos o desafio”, lembra. “Se não fosse isso, talvez não tivéssemos oportunidade de apreciar todos”, afirma.

“Conhecemos o Museu do Café, em Santos, fomos ainda para Campos do Jordão e fizemos um bate e volta para Brodowiski e Tupã”, disse a professora. Natália lembrou ainda que aproveitou o conhecimento adquirido nas visitas aos museus para repassar aos alunos durante suas aulas de arte. “Foi bastante proveitoso”.

De acordo com Renata Motta, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico, o objetivo do projeto é mostrar às pessoas “que os museus são também espaços de encontro e lazer para toda a família”.

“O Passaporte faz parte de uma série de ações que a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo tem desenvolvido para diversificar o público e ampliar o acesso aos museus paulistas”, complementa.

Edições
Criado em 2013, o sucesso das duas primeiras tiragens foi tão grande que a ideia do Passaporte dos Museus foi replicada no Estado do Rio de Janeiro. Em 2014, 3,7 milhões de pessoas visitaram os 18 museus ligados ao governo de São Paulo ou participaram das atividades promovidas em outros espaços, como mostras itinerantes.

Fique atento
Os 25 mil passaportes foram distribuídos entre as instituições de maneira proporcional à média de público visitante aos sábados. O número é limitado e, por isso, a distribuição será realizada por ordem de chegada. Boa sorte e boa viagem!

Do Portal do Governo do Estado