Parques têm programação especial para crianças neste feriado

Criançada poderá se divertir com as atrações do Parque Villa-Lobos e Horto Florestal

sex, 08/10/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

Se você estiver na Capital neste final de semana prolongado, leve seu filho para o Parque Villa-Lobos, órgão da Secretaria do Meio Ambiente. Ali haverá uma exposição especial dos personagens Soluço e Banguela da animação “Como Treinar o Seu Dragão”. Painéis irão ilustrar a relação das crianças com os animais, que é o tema principal da história da improvável amizade entre um jovem viking, cujo nome é Soluço e o mais temível e feroz dragão, apelidado de Banguela. Também faz parte da exposição um painel especial e interativo dos personagens onde as crianças poderão posar para fotos.

A turma do Projeto Criança Ecológica também estará presente no evento que contará com uma equipe especial de animação. As crianças poderão fazer maquiagem artística, tatuagem de dragões e esculturas de bexigas, além de receber adesivos e desenhos dos defensores da natureza.

No sábado e no domingo, das 11 às 15 horas, o Villa Ambiental, espaço do Projeto Criança Ecológica que fica no parque, receberá grupos para visitas com duração de, aproximadamente, 20 minutos. Durante a visita, crianças e adultos aprendem sobre a importância do meio ambiente em atividades interativas e divertidas voltadas para as agendas: Azul (água), Verde (fauna e flora), Cinza (poluição) e Amarela (aquecimento global e educação para a vida).

Acompanhados de monitores, as crianças descobrem as características de mamíferos, aves, peixes, répteis e anfíbios no Painel da Biodiversidade.  Durante o evento, surpresas como sorteios estão previstas para as crianças.

Horto Florestal 

O Horto Florestal também realizará uma programação especial voltada ao público infantil. Das 8 às 17 horas, pais e mães poderão levar os seus filhos para diversas atividades divertidas e educativas.

Na Estação Vida, das 10 às 16 horas, haverá exibição de seis filmes educativos sobre os diversos biomas do Brasil, como a Mata Atlântica, a Caatinga e o Cerrado. Após esse horário, serão realizadas atividades de pintura para cada assunto tratado.

A partir das 10 horas, no Núcleo de Educação Ambiental, a Polícia Militar Ambiental fará exposição de animais exóticos, o que vai ajudar a enriquecer o conhecimento dos participantes sobre a fauna brasileira. Nesse mesmo local e horário, bombeiros apresentarão às crianças o interior de seus carros.

Já no palco de eventos, profissionais da área de saúde para medirão a pressão arterial e a glicemia dos participantes. Também serão distribuídos pipocas e algodões doces, para a alegria das crianças.

Serviço

Parque Villa-Lobos
Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2.001

Horto Florestal
Rua do Horto, 931

Da Secretaria do Meio Ambiente