Parques Lineares começam a ser construídos

Eles foram concebidos com o intuito de recuperar fundos de vale

ter, 08/05/2007 - 11h18 | Do Portal do Governo

Ao longo dos rios Tiquatira, Itaim (Zona Leste), Sapé (zona Oeste), Invernada, Feitiço da Vila e Caulim (Zona Sul) serão construídos oito parques lineares. Falta definir onde serão instalados os outros dois. Eles foram concebidos com o intuito de recuperar fundos de vale e cursos d’água e serão construídos pela prefeitura paulistana a partir de compensação ambiental das empresas.

As obras do Parque Linear do Sapé, localizado no Butantã, já foram iniciadas.  O projeto, com diretrizes do Departamento de Parques e Áreas Verdes da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, inclui quadra poliesportiva, quadra de futebol, pista de skate, playground, aparelhos de ginástica, mini-ciclovia, estares, entre outras. O parque do córrego Rio Verde (Itaquera) será instalado com o propósito de revitalizar as margens do córrego, de destinar áreas verdes para o uso da comunidade, de instalação equipamentos e criar ciclovia no perímetro de abrangência do parque.

No entorno da Avenida dos Bandeirantes será construído o Parque Linear do Córrego da Invernada. No local, serão plantadas 649 mudas e está previsto o uso de espécies nativas, como alecrim de campinas, cedro, guapuruvu, pau-ferro, sapucaia, ipê roxo. Haverá instalação de playground, áreas de estar e caminhos para passeio. 

O Parque Linear do Tiquatira (na Penha) acompanha o curso dos córregos Tiquatira e Franquinho. No parque há quiosques, sanitários, pista de caminhada e bicicletários. Há projeto de construção de uma ciclovia no local. Recentemente foi inaugurada uma pista de skate de 680 metros quadrados.

Claudeci Martins

Da Agência Imprensa Oficial