Parques Estaduais da capital recebem doações de 12 cabines de higienização

Empresa disponibilizará equipamentos pelas unidades do município de São Paulo durante dois meses e sem custos para o Governo

qua, 26/08/2020 - 13h32 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SIMA

Os Parques Estaduais da Juventude, Villa-Lobos e Alberto Löfgren (Horto Florestal) contam com mais um instrumento de higienização que traz mais segurança à saúde dos visitantes. A Coordenadoria de Parques e Parcerias (CPP), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), recebeu da Neobrax, empresa especializada no ramo farmoquímico, cabines de sanitização que ficarão disponíveis ao público durante dois meses.

O Parque da Água Branca também recebe o equipamento nos próximos dias, segundo a SIMA. De acordo com a empresa, os boxes neutralizadores provocam a aspersão de clorexidina 0,2%, substância considerada de baixa toxicidade pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e homologada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No momento em que o usuário entra na cabine, um sensor é automaticamente acionado e a máquina libera o produto, presente também em antissépticos, enxaguantes bucais, cosméticos e sabonetes.

O processo gratuito, que dura cerca de 10 segundos, higieniza e cria um ambiente desfavorável à proliferação de vírus, bactérias, pragas e germes. Para atender o público durante os 60 dias, a Neobrax estima a utilização de cerca de 60 mil litros de clorexidina.

Do total de 12 cabines, cinco ficarão no Parque Villa-Lobos; duas, no Água Branca; duas, no Horto Florestal; e três, no Juventude. As instalações já foram iniciadas e serão concluídas até o fim desta semana.

Reabertura

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente iniciou a reabertura gradual dos parques urbanos estaduais em 13 de julho, com horário de funcionamento reduzido.

A partir desta quarta-feira (26), os parques Villa-Lobos/Cândido Portinari, Água Branca, Horto Florestal e PET (Núcleo Engenheiro Goulart) voltarão a funcionar em horário normal nos dias da semana. Na próxima segunda-feira (31), retomam ao horário regular os parques da Juventude, Guarapiranga, Belém e PET (Núcleo Engenheiro Goulart).

Já o Jequitibá, Chácara Baronesa, Embu Guaçu e Gabriel Chucre terão os horários normalizados no dia 8 de setembro. Para evitar aglomerações, as áreas permanecem com a visitação suspensa nos fins de semana e feriados.

O incentivo às práticas esportivas individuais, como corrida, caminhada e uso de bicicleta, continuam valendo. Não é recomendado o uso de parquinhos ou atividades coletivas. Desde 3 de agosto também estão disponíveis o uso das quadras de tênis, esporte que permite distanciamento entre os jogadores.

Em todos os locais, a limpeza e desinfecção foram intensificadas. O uso de máscara continua obrigatório, bem como o distanciamento social. Há totens com álcool em gel 70% nas entradas e medição da temperatura corporal de todos visitantes e colaboradores do parque, por meio de termômetro digital infravermelho na portaria. A SIMA está monitorando as atividades e comportamento da população nos espaços para deliberar sobre a abertura integral.

Sobre a Neobrax

A Neobrax é uma indústria 100% nacional do ramo farmoquímico. Desde 2001 no mercado, especializou-se na produção da Clorexidina e seus derivados, potencialmente eficazes no controle da proliferação de bactérias, fungos, algas e vírus. Com soluções voltadas para assepsia doméstica, pessoal e profissional, a empresa está presente em diversos segmentos de mercado.

Os protocolos para Parques Urbanos e Unidades de Conservação podem ser conferidos pela internet.