Parques e museus da Secretaria de Agricultura são opções nas férias

O Instituto Biológico ou o Parque da Água Branca são opções diferentes e econômicas

ter, 13/01/2009 - 21h03 | Do Portal do Governo

Nas férias escolares, com as crianças cheias de energia, os pais precisam ser muito mais criativos para ocupar os pequenos sem comprometer o orçamento. Cinema, teatro, parques de diversões são sempre bem vindos, mas que tal um programa diferente?

Os Museus do Instituto Biológico (IB), Instituto de Pesca (IP) e o Parque da Água Branca, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, são opções diferentes e econômicas e têm uma programação bastante variada para agradar visitantes de todas as idades.

Para quem mora na Grande São Paulo e está afim de um passeio mais longo ou para quem já está no litoral sul, o Museu de Pesca de Santos é uma excelente alternativa. Situado na Ponta da Praia, em frente ao deck do Pescador, ele oferece informações e traz curiosidades sobre a vida marítima.

Segundo Nelson Dreux Costa, responsável pelo acervo, as principais atrações são: a Sala dos Tubarões, que abriga diversas espécies de tubarões e arraias da costa brasileira, inclusive a menor espécie do mundo (o tubarão anão, com 25 cm de comprimento); na Sala dos Mamíferos Marinhos, estão expostos um esqueleto de Baleia com 23 metros e uma lula de mais de 5 metros, na Ala Lúdica Petrobrás, o destaque é a Cabine do Capitão – um cenário com baú do tesouro, mapas, fantasmas e outros ingredientes que povoam o imaginário infantil. Essa Ala foi desenvolvida para estabelecer um diálogo com as crianças, misturando realidade e fantasia, ressalta Costa.

No Museu do Instituto Biológico, o visitante poderá conhecer, de forma simples e divertida, o modo de fazer Ciência, por meio de atividades educativas e lúdicas como jogos, kits bio-pedagógicos e dinâmicas em grupo que visam estimular a curiosidade, além de incentivar vocações científicas.

Além de visitas monitoradas e exposições, podem ser conferidas as diversas palestras, oficinas pedagógicas e cursos relacionados às áreas de Museologia, Educação Ambiental e História da Ciência, ressalta Simone Bacilieri, diretora do Centro de Comunicação do Instituto Biológico.

O Parque da Água Branca já é um roteiro conhecido dos paulistas e paulistanos. Com uma área total de 136 mil metros quadrados, dos quais mais de 55% de área verde, não pavimentada e não edificada, abriga aproximadamente 3.000 espécies arbóreas adultas. Durante a semana, o Parque é procurado por pessoas que praticam caminhadas, Cooper, meditação, passeios e estudantes em geral. Nos fins de semana e feriados, a frequência é composta, na sua maioria, por pessoas que procuram o Parque para lazer, visitas as exposições e outros eventos.

Durante o horário de verão, o Parque abrirá todos os dias de 6h às 19h, permitindo que os visitantes possam curtir uma hora a mais no final da tarde. No mês de janeiro, as atrações estão ainda mais especiais. A Casa do Caboclo – réplica das casas de Caboclo existentes no interior do Estado, tem café da manhã orgânico, servido às terças, sábados e domingos das 6h às 12h, juntamente com a Feira de Produtos Orgânicos, que também acontece dentro do Parque. No espaço de exposições, o visitante pode conferir os quadros pintados pelos frequentadores com imagens do próprio parque. Nos dias 23, 24 e 25 de janeiro está programada a 1ª Feira do Verde e Meio Ambiente, com exposições de plantas e flores, palestras sobre manejo e plantio de mudas, além de cursos rápidos de arranjos florais.

Vale a pena conferir ainda o Aquário, onde estão expostas as espécies de peixes mais significativas das bacias hidrográficas do Estado e outras regiões do país; o Meliponário – espaço onde se concentram algumas caixas de colméias de abelhas indígenas (sem ferrão) para observação do usuário e o Museu Geológico, com exposições permanentes de minerais, rochas, fósseis, objetos e documentos antigos, resultado de mais de um século de pesquisas.

Serviço

Museu do Instituto de Pesca
Av. Bartolomeu de Gusmão, 192 – Ponta da Praia – Santos.
Fone: (13) 3261-5260 / 3261-5995
Funciona: de quarta a domingo, das 11h às  19h
Ingresso: R$ 2,00 (estudantes pagam meia e crianças menores de 6 anos e adultos acima 50 estão isentos).

Museu do Instituto Biológico
Rua Amâncio de Carvalho, 546 – Vila Mariana – SP
Fone: (11) 5572-9933 / 5087-1703
Funciona: de terça a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h
As visitas precisam ser agendadas com antecedência pelo (11) 5572-9933 ou mibio@biologico.sp.gov.br.

Parque da Água Branca.
Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca – SP
Próximo ao Metrô Barra Funda
Fone: (11) 3865-4130/ 3865-4131
Funciona: todos os dias, das 6h as 19h

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento