Parques Cantareira e Jaraguá ganham espaço Criança Ecológica

Projeto proporciona contato direto com a flora e a fauna dos parques estaduais

qui, 10/12/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

(atualizado 14 de dezembro)

As crianças que moram na capital ganharam mais lugares para brincar e aprender mais sobre o meio ambiente. Os Parques Estaduais da Cantareira e Jaraguá inauguraram mais dois espaços do Floresta Legal nos dias 4 e 8 de dezembro, respectivamente.

Parte integrante dos 21 projetos Ambientais Estratégicos da Secretaria do Meio Ambiente – SMA, o projeto proporciona às crianças o contato direto com a fauna e a flora das trilhas existentes nas áreas protegidas.

O projeto possui o livro “Criança Ecológica – Sou dessa turma” com os personagens Nika Valente, Bob Água, Frida Flor, Max Limpo, Fred Fauno e Mel Mocinha, Dick Poluição e Poli Vigarista, que ensinam as crianças porque não devemos maltratar os animais, desperdiçar água e qual a importância das florestas, entre outros temas da agenda ambiental.

De acordo com a coordenadora de educação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Malu Freire, o projeto resgata o papel do Estado de São Paulo na educação ambiental. “Uma grande corrente de pessoas luta pela educação ambiental e a secretaria do meio ambiente dá o apoio com esse projeto”, afirma.

Para a gestora do núcleo Cabuçu, do Parque da Cantareira, Elisangela Moino Vicário, é importante para a unidade ter esse complemento. “Esse material, como o livro e o vídeo, sempre faltou nas nossas atividades de educação ambiental”, diz.

No Parque Estadual Jaraguá, as crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Victor Civita ficaram animadas com o espaço. “Pela empolgação das crianças, a sala vai ser um sucesso. O projeto vai ser um diferencial, principalmente para os alunos dessa escola, que é vizinha do parque”, afirma gestora da unidade Patrícia Ferreira Felipe.

O agendamento de visitas aos espaços do projeto pode ser feito pelo site www.criancaecologica.sp.gov.br.

Da Secretaria do Meio Ambiente