Parque Várzeas do Tietê vai ajudar a absorver águas pluviais

Sistema de calhas e bombas de sucção é capaz de barrar toda a água da chuva

qua, 09/09/2009 - 16h37 | Do Portal do Governo

Anunciado pelo Governo do Estado de São Paulo em julho, o Parque Várzeas do Tietê será fundamental para ajudar a escoar a água da chuva na grande São Paulo. Com 75 km de extensão e 107 km² de área, o parque linear vai auxiliar na drenagem de águas pluviais quando chove além do normal, como na última terça-feira, 8, quando caiu 80% da água prevista para o mês inteiro de setembro. Foram quase 11 horas ininterruptas de chuva na cidade de São Paulo.

O sistema de bombas e calhas nos rios Pinheiros e Tietê conseguem impedir que as chuvas alaguem a cidade. Quando ocorre uma concentração de chuvas na cabeceira, existe a possibilidade de inundação porque desce um maior volume de água. Na terça-feira, essa eventualidade ocorreu na confluência dos rios Pinheiros e Tietê, na região do Cebolão. A última vez que um transbordamento ocorreu foi em 2005, mas em 2007 e em 2008, quando foram registradas chuvas acima da média para o período, a cidade passou incólume graças ao sistema de coleta da água da chuva. Nesses anos, houve apenas os alagamentos normais por problemas de lixo nos bueiros.

Apesar do incidente, as bombas de sucção e os piscinões instalados ao longo das marginais seguraram nada menos que 4,5 milhões de metros cúbicos de água na terça-feira, o que evitou novos alagamentos. “O plano de macrodrenagem, que também inclui o rebaixamento da calha [dos rios] está funcionando. O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), que é vinculado à secretaria que eu dirijo, tem um trabalho de limpeza e de desassoreamento da calha do Tietê e de mais de 14 córregos. Constantemente, as máquinas correm estes rios para limpar o seu fundo e isso é um trabalho que não pode parar. É como limpar nossa casa”, afirmou Dilma Pena, secretária Estadual de Saneamento de Energia.

Dilma também ressalta que o entulho resultante das obras da nova Marginal Tietê é recolhido e não contribuiu para os alagamentos da última terça-feira. “O entulho está sendo retirado à medida que ele que existe e não houve nenhum impacto da obra da Marginal sob a questão das chuvas. A Dersa está fazendo isso com muita competência”, disse. A Nova Marginal Tietê vai facilitar o transporte na cidade de São Paulo por meio da construção de três novas faixas, de 23 km de extensão, de cada lado do rio, quatro pontes e três viadutos.

A secretária falou ainda do Parque Várzeas do Tietê, que vai ajudar a absorver as águas pluviais. “É importante a modernização da Marginal Tietê para melhorar o trânsito na cidade. Essa obra não aumenta impermeabilização em São Paulo porque cada centímetro quadrado é compensado pela obra Parque Várzeas do Tietê. Há uma equação entre a modernização da Marginal Tiete e o Parque Várzeas do Tiete, é o equilibro perfeito”, completou.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo