Parque Oriental é inaugurado no município de Ribeirão Pires

Com investimento de R$ 4,2 milhões, Secretaria de Turismo do Estado e município implantam atrativo às margens da Billings

seg, 29/06/2020 - 17h31 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria de Turismo

Na última quinta-feira (25), o secretário de Turismo do Estado, Vinícius Lummertz, e o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira, inauguraram o Parque Oriental/Parque Municipal Milton Marinho de Moraes, às margens da Represa Billings.

Com área total de 60 mil m², o espaço contou com investimento de R$ 4,2 milhões, recurso do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (Dadetur). Por enquanto, devido à necessidade de isolamento social, o local ainda não pode ser visitado.

Atrações

As obras tiveram início no final de 2018. O parque abriga diversos equipamentos, principalmente para observação da natureza e o lazer. Entre os atrativos estão o Portal de Entrada com 3,5 m de altura, o Pavilhão de Exposições, o Jardim Oriental, o Jardim Zen, um playground, a Casa do Origami, o Monumento Sadako Sasaki, trilha composta por 260 pedras de até uma tonelada cada, especialmente esculpidas para o Parque, o Centro de Informações Turísticas (CIT), ateilê de artes, pier, restaurante, sanitários, espaços administrativos e o lago, além da iluminação externa e o paisagismo. Vizinha ao Parque fica a Torre de Miroku, a maior em seu estilo em todo o Brasil, com 32 metros de altura e inspirada no Horyu-ji, na cidade japonesa de Nara.

“A obra é um exemplo de como a aplicação de recursos com responsabilidade, com coerência e criatividade, pode fazer muito pelo desenvolvimento econômico de uma comunidade. Pode fazer muito pelo turismo, não apenas pelo excursionismo, mas, sim, para a criação de mais atividades permanentes, como a hipótese da instalação de um hotel temático da cultura oriental”, pontua o secretário Vinicius Lummertz.

“É importante trabalhar com a temática, com as especializações. Toda a economia ganha com o turismo. A diversidade cultural é um tipo de turismo que beneficia a comunidade”, completa o gestor.

O Parque Oriental registra a importância da história da imigração japonesa na cidade, que se iniciou em meados da década de 1940. Ribeirão Pires, a 40 quilômetros da capital, fica na Região Metropolitana de São Paulo. O novo parque abriga também o Jardim Japonês, inaugurado em 1971, e o Centro de Exposições e História do município.