Parque estadual tem conselho para envolver comunidade

Alunos de escola vizinha ao Parque Tizo poderão fazer parte de conselho

dom, 12/07/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Parque Tizo, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SMA), terá agora dois representantes para o Conselho de Orientação eleitos pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF “Professor Teófilo Benedito Ottoni”, vizinha do parque.

O Conselho de Orientação do Parque Tizo é integrado por representantes do Governo do Estado, prefeituras, instituições de pesquisa e da sociedade civil, cujos mandatos têm a duração de dois anos.

Segundo a gestora do parque, a arquiteta Ana Lúcia de Faria, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, “o ‘Teófilo’ é uma escola com um histórico de mobilização em defesa da área verde em que se insere o Tizo e tem, desde o início, participado do processo de implantação do parque”.

As outras organizações, como associações de moradores ou entidades ambientalistas, que desejarem integrar o conselho, deverão se inscrever até o próximo dia 14 de julho.

A mobilização popular fomentou o processo participativo desde a definição do programa básico para o parque, em reuniões promovidas pela SMA, envolvendo grupos de trabalho conduzidos por profissionais voluntários, em que ficou patente a preferência majoritária pela preservação, aliada às pesquisas para recuperação e educação ambiental.

O Parque Tizo

O Parque Tizo, administrado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado, foi criado em 2006, ocupando área da antiga Fazenda Tizo. Aproximadamente 60% da área é coberta por remanescente de mata atlântica e abriga espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção. A criação do parque é fruto do processo de mobilização da sociedade pela proteção da área, cujo engajamento diferencia e valoriza a área. Outro diferencial é o estabelecimento de parcerias com a iniciativa privada.