Parque Estadual Serra do Mar registra presença de onça-pintada em extinção

Imagens foram feitas por meio de armadilhas fotográficas do programa estadual de preservação de espécies

qua, 02/03/2016 - 11h16 | Do Portal do Governo

Mais uma espécie em extinção foi vista em uma Unidade de Conservação do estado de São Paulo. Dessa vez no Núcleo Curucutu do Parque Estadual Serra do Mar, e a presença registrada foi de uma onça-pintada (Panthera onca). Há muitos anos que não se via esse felino no PESM. O animal que aparece nas imagens aparenta ser um indivíduo adulto.

Foram feitos dois registros, um em dezembro de 2015 e outro em janeiro de 2016, por meio de armadilhas fotográficas que estão sendo utilizadas no projeto “Ecologia da onça-parda em remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e da Baixada Santista”. 

Para o diretor executivo da Fundação Florestal, Luis Fernando Rocha, registros como este atestam a importância do trabalho desenvolvido pela Fundação Florestal por meio de suas Unidades de Conservação.

Sobre o Núcleo
O Núcleo Curucutu do Parque Estadual Serra do Mar tem como principal missão a preservação dos mananciais que atendem tanto à metrópole paulista como a Baixada Santista, além de garantir a integridade física da área. A trilha do Mirante é a principal rota do núcleo, que leva os turistas até os Campos Nebulares, o próprio Mirante de onde se vê do alto algumas cidades da Baixada Santista e a histórica Capela de Santa Rita de Cássia. 

Sobre o Parque Estadual Serra do Mar
Criado em 1977 e ampliado em 2010, o PESM é a maior Unidade de Conservação de toda a Mata Atlântica. Seus 332 mil hectares protegem 25 municípios paulistas, conectando as florestas da Serra do Mar desde o Rio de Janeiro e Vale do Ribeira até o Paraná.

Suas florestas abrigam e protegem centenas de espécies de aves e outros animais ameaçados, como felinos e primatas. Entre jequitibás, jatobás, uricuranas, canelas, cedros, manacás-da-serra, guanandis, guapuruvus e palmeiras juçara, abrigam-se a onça pintada, onça parda, muriqui, bugio, jaguatirica, anta, paca, guaxinim, lontra, tucano-de-bico-preto, araponga, jacu-açu e centenas de outras aves.

Para mais informações, acesse o site da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.  

SERVIÇO
Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Curucutu
Estrada da Bela Vista, 7090 – Parelheiros – SP
Informações e agendamento: (11) 5975-2000 / (13) 3422-5657
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h ou escreva para: pesm.curucutu@fflorestal.sp.gov.br
Acesse o site do Núcleo Curucutu do Parque Estadual Serra do Mar

Do Portal do Governo do Estado