Parque Estadual Juquery tem limpeza do Reservatório Paulo de Paiva Castro

Ação marcou comemoração pelo Dia Mundial da Água

qui, 24/03/2016 - 19h32 | Do Portal do Governo

O quarto mutirão de limpeza do Reservatório Paulo de Paiva Castro, em Franco da Rocha, retirou seis toneladas de lixo das margens que estão dentro dos limites do Parque Estadual Juquery.

A ação, que tem por objetivo conscientizar a população do entorno do parque sobre a importância de cuidar dos mananciais e reservatórios, marcou a comemoração pelo Dia Mundial da Água (22 de março).

Participam do mutirão a Sabesp, o 26º Batalhão da PM e Canil, a Escola Superior de Bombeiros, o 5º Grupamento de Bombeiros, a Polícia Militar Ambiental, o Parque Estadual Cantareira (PEC), a Guarda Civil Metropolitana Franco da Rocha, a Defesa Civil e secretarias de Meio Ambiente de Franco da Rocha e Mairiporã e remadores em geral.

Na edição do ano passado foram coletadas oito toneladas de resíduos sólidos ao longo dos oito quilômetros de margens da represa que estão dentro dos limites do parque. A coleta acontece de barco, caiaque e por terra. Entre os resíduos, os campeões de sempre: garrafas pet, sacolas plásticas, isopor, latas de alumínio, garrafas de vidro e oupas.

Além dos mutirões de limpeza, reunindo diversas instituições locais, a equipe do parque realiza mensalmente a catação de resíduos das margens.

Sobre o Parque Estadual Juquery
Abrangendo os municípios de Caieiras e Franco da Rocha, o local protege dois mil hectares nos biomas Cerrado e Mata Atlântica. Foi criado em 1993 para conservar importantes remanescentes de vegetação nativa e preservar as áreas de Mananciais do Sistema Cantareira.

É considerado o último grande remanescente de Cerrado preservado na região Metropolitana de São Paulo. A Represa Paulo de Paiva Castro é um dos reservatórios do Sistema Cantareira, que abastece oito milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo.

Do Portal do Governo do Estado