Parque Estadual Intervales é excelente opção para o final de semana

Aproveite os circuitos turísticos do parque, com grutas, cachoeiras e mais atrações históricas

qua, 06/02/2013 - 15h41 | Do Portal do Governo

Para quem quer aliar o ecoturismo à tranquilidade, o Parque Intervales é o ideal. Com mais de 40 mil hectares de natureza preservada, mais de 100 espécies de mamíferos e centenas de espécies de aves, o parque atrai muitos observadores de pássaros de todo o mundo.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

Mantido pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, o parque possui uma infraestrutura turística, com piscina, campo de futebol, quiosque para piquenique, restaurante e lugar para se hospedar.

Uma boa maneira de começar o passeio no Intervales, que oferece três circuitos de visitação feitos com monitores ambientais, é visitar o Mirante Velho, de onde se tem a vista de boa parte do parque. Depois do Mirante, um dos circuitos passa pela Gruta do Cipó e Gruta Colorida. Há também atrações históricas, como o castelo de pedra, capela a céu aberto e um lago da década de 50. Na hora do descanso, uma boa opção é a clareira natural. E para terminar o passeio, nada melhor que um mergulho na cachoeira.

Outro circuito leva a Gruta dos Paivas, que tem mais de 4 quilômetros de extensão. A próxima parada é a Gruta Luminosa, com uma queda d’água de 12 metros da Cachoeira do Arcão.

O parque fica em Ribeirão Grande, a 250 quilômetros de são Paulo, e o acesso pode ser feito pelas rodovias Raposo Tavares ou Castelo Branco.

Intervales fica próximo da cidade de Guapiara. Para quem quiser comprar lembranças da cidade, Guapiara tem um centro de artesanato, com produtos diversos feitos com matéria-prima sustentável. E quem quiser dar uma esticada no passeio, pode conferir as delícias gastronômicas como o Rojão, prato de carne de porco, e o Bolinho Capotado, feito com batata, milho e frango.

Do Portal do Governo do Estado