Parque Estadual Ilha do Cardoso: 13 mil hectares de Mata Atlântica preservada

Unidade de Conservação completa 54 anos neste domingo (3); conheça o paraíso localizado no extremo sul do Estado de São Paulo

sáb, 02/07/2016 - 10h56 | Do Portal do Governo

O Parque Estadual Ilha do Cardoso (PEIC), localizado no município de Cananéia, comemora neste domingo (3) 54 anos de existência. Criada em 1962, a Unidade de Conservação (UC) abrange uma área de 13.500 ha e está localizado no Município de Cananéia, no extremo sul do Estado de São Paulo. O local possui grande diversidade florestal de Mata Atlântica costeira como restinga, florestas costeiras e manguezais.

Para quem gosta de desfrutar de boas caminhadas a céu aberto, são 13 mil hectares de mata preservada. Nas trilhas pela Mata Atlântica, o visitante consegue entrar em contato com diversas espécies de plantas e animais. Na travessia de barcos inclusive é possível avistar golfinhos.

As trilhas também levam a cenários encantadores, como o poço das antas que é uma piscina natural no meio da floresta, com tempo estimado de 3h30 para ida e volta. A trilha do manguezal é diferente, sua travessia é por ponte suspensa e leva 45 minutos para chegar ao mangue, ecossistema considerado berçário da vida marinha.

Outro passeio é a Cachoeira Grande, com acesso por barco pelo Canal do Ararapira. Para quem se cansar e quiser continuar por ali, o parque tem camping e pousada. A Ilha do Cardoso fica a 270 Km da capital pela Rodovia Régis Bittencourt. Para chegar na ilha é preciso pegar uma das embarcações que saem do píer de Cananéia.

SERVIÇO
Parque Estadual Ilha do Cardoso
Acesso Avenida Professor Wladimir Besnard, s/n° – Morro São João – Cananéia
Dias e horários de funcionamento: visitação de segunda a domingo 8h às 17h, com agendamento
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: (13) 3851-1163 / (13) 3851-1108
E-mail: pe.ilhacardoso@fflorestal.sp.gov.br

Do Portal do Governo do Estado