Parque Estadual do Juquery terá trilha de mountain bike para crianças e adolescentes

Com lançamento nesta quarta-feira (12), a trilha possui 1,3km de extensão e nível de dificuldade leve; o acesso é gratuito e não necessita de agendamento prévio

ter, 11/10/2022 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Parque Estadual do Juquery lançará, nesta quarta-feira (12), o mais novo atrativo voltado para crianças e adolescentes: a trilha de mountain bike Yu Kery mirim. O desenvolvimento surgiu após a gestão da Unidade de Conservação notar uma demanda para essa modalidade vinda dos visitantes. Atendendo às solicitações, um antigo trajeto foi recuperado para dar espaço à nova trilha.

Com entrada gratuita e sem necessidade de agendamento, o início da trilha fica no antigo campo de aviação, dispõe de portal de acesso e é autoguiada. Com 1,3km de extensão e de dificuldade leve, o percurso é sinalizado e oferece às crianças e adolescentes contato, enquanto praticam MTB, com as formações campestres do Cerrado metropolitano, uma beleza cênica única.

O acesso ao PEJy é gratuito e a UC está aberta de terça a domingo das 8h às 17h. Possui duas portarias e estacionamento próprio.

O PE Juquery

A Unidade de Conservação foi criada em 1993 em razão da necessidade de conservação de importantes remanescentes de vegetação nativa existentes na Fazenda Juquery, bem como preservar as áreas de mananciais do Sistema Cantareira.

O local recebe esse nome devido à ocorrência de uma planta que os índios encontravam às margens dos rios, a qual chamavam de yu-kery, da qual extraíam sal para temperar alimentos. Conhecida como Dorme Maria, a yu-kery ao ser tocada fecha suas folhas abrindo-as novamente após algum tempo. A unidade abriga o último remanescente de cerrado preservado na região metropolitana. Tem como símbolos a seriema, ave típica do cerrado e de fácil observação, e o Ovo da Pata, ponto mais alto com 942 m de altitude.