Parque Estadual do Jaraguá cria espaço para público especial

Espaço Conviver inclui biblioteca e trilha para portadores de deficiência

seg, 03/12/2007 - 12h18 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente inaugura o “Espaço Conviver”, no Parque do Jaraguá, nesta segunda-feira,  dia 3 de dezembro, segunda-feira. O Espaço Conviver faz parte do projeto que abriga um centro de Educação Ambiental e de Atendimento ao Visitante, biblioteca com publicações em Braille e uma trilha adaptada para portadores de deficiência.

Instalado no Parque Estadual do Jaraguá, o Espaço servirá como piloto da experiência que a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) pretende estender para outras unidades de conservação no estado, dando oportunidade de contato com a natureza aos portadores de deficiência física, visual, auditiva ou mental, além de promover sua participação e integração em ações de educação ambiental.

Para adequar o espaço à visitação de pessoas com limitações, foram instalados equipamentos especiais que permitem a locomoção de deficientes visuais e cadeirantes em uma das quatro trilhas do parque. Conhecida como “Trilha do Silêncio”, pela vegetação que abafa grande parte dos ruídos produzidos pelas rodovias e área urbana que cercam o parque, esse trecho é indicado para pessoas de todas as idades, pela facilidade de acesso e por abrigar diversos exemplares da fauna, como tucano do bico verde, bem-te-vi e macaco-prego, assim como da flora, entre os quais o palmito juçara, o guapuruvu, pau-jacaré e manacá da serra.

No caso dos deficientes visuais, além dos sons da mata, os visitantes podem usufuir das informações sobre as espécies existentes no local, impressas em braille.

O projeto levou em conta o fato de grande parte dos parques administrados pela SMA em todo o Estado possuir condições para a promoção da educação ambiental e se apoiou nos dados do IBGE, indicando que 14,5% da população nacional é formada por portadores de algum tipo de deficiência.

A unidade de conservação com cerca de 5 mil hectares tem entre seus principais atrativos o Pico do Jaraguá, ponto mais alto da cidade de São Paulo, com 1.135 metros de altitude. Abriga também vegetação remanescente de Mata Atlântica, bosques lagos e equipamentos de lazer e esportes.

O acesso ao Parque do Jaraguá fica na altura do Km 18 da Via Anhanguera, no bairro Jaraguá, em São Paulo.

Por Eli Serenza, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente

(C.C.)