Parque Estadual do Aguapeí sedia atividades para celebrar Dia Internacional da Mulher

Unidade de Conservação em Nova Independência possui 9.043,970 hectares, o que equivale a cerca de 9 mil campos de futebol

sáb, 07/03/2020 - 15h26 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Fundação Florestal

O Parque Estadual do Aguapeí, no município de Nova Independência, no interior do Estado, cedeu seu espaço para a empresa Pedra Agroindustrial S/A, parceira da Unidade de Conservação, realizar o Projeto Mulher & Caminhada Saudável Ipê, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo domingo (8).

Funcionárias e prestadoras de serviço da empresa foram convidadas para participar de atividades de recreação e interpretação da natureza, percorrer trilhas na companhia de um monitor ambiental, além de passar momentos contemplando a natureza.

Com o objetivo de desenvolver a conscientização ambiental em crianças e jovens da região, a Pedra Agroindustrial implementou um projeto, em parceria com a Fundação Florestal e a Viralcool, para a realização de um programa de visitas ao parque, no qual a Usina Ipê fornece o transporte, equipamentos de segurança e lanches para crianças e jovens em idade escolar, além de material explicativo e orientações ambientais.

O Parque Estadual do Aguapeí é uma Unidade de Conservação de proteção integral e desempenha um papel fundamental na conservação dos nossos ecossistemas e habitats naturais.

Programação

Às 8h – Recepção e Boas vindas
– Sessão de alongamento supervisionado por fisioterapeuta da Unimed habilitado
– Explicação sobre as atividades no Parque

Das 8h30 às 9h30
– Turma 1: Caminhada na Trilha do Capitão-do-campo
– Turma 2: Caminhada até o rio Aguapeí e Exposição no Centro de Visitantes

Das 9h30 às 10h30
– Turma 1: Caminhada até o rio Aguapeí e Exposição no Centro de Visitantes
– Turma 2: Caminhada na Trilha do Capitão-do-campo

Às 10h30
– Café da manhã
– Aferição de pressão e testes glicêmicos supervisionados por profissionais habilitados da Pedra Agroindustrial S/A

Às 11h30
– Encerramento e Despedida
– Distribuição de brindes pela Pedra Agroindustrial S/A

DownloadDivulgação/Fundação Florestal

Sobre o parque

O Parque Estadual do Aguapeí foi criado em 1998, como forma de compensação pelos impactos ambientais decorrentes da construção e funcionamento da Usina Hidrelétrica Porto Primavera. Localizado no noroeste do Estado de São Paulo, a Unidade de Conservação possui 9.043,970 hectares, o que equivale a aproximadamente 9 mil campos de futebol.

O espaço abrange os municípios de Castilho, São João do Pau d’Alho, Nova Independência, Monte Castelo, Guaraçaí e Junqueirópolis. A sede administrativa está localizada em Nova Independência.

A floresta estacional semidecidual, em diversos estágios de regeneração, e vegetação arbórea/arbustiva/herbácea de várzea. Foram registradas 154 espécies da flora e 396 espécies de animais vertebrados. A espécie-símbolo do parque é o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), espécie que vive em pântanos de alta vegetação, considerado criticamente ameaçado de extinção no Estado. Nas várzeas do parque, essa espécie encontra alimento, abrigo e condições para sua reprodução.