Parque Estadual da Ilha Anchieta comemora dia de seu padroeiro

Entre as atrações agendadas para este sábado, 1º de agosto, estão uma missa, tempo livre para visitação, banhos de mar, passeios e brincadeiras

sex, 31/07/2015 - 17h22 | Do Portal do Governo

Este sábado, 1º de agosto, é dia de festa no Parque Estadual da Ilha Anchieta. Será celebrado o Dia do Senhor Bom Jesus, padroeiro da Ilha Anchieta. O ponto de encontro está marcado às 7h30 na Igreja Nossa Senhora das Dores, no bairro Itaguá, de onde sairá o cortejo de veículos, levando a imagem do Senhor Bom Jesus. A carreata seguirá rumo ao Saco da Ribeira para a realização de uma procissão marítima, em direção ao PEIA, às 9h.

Na chegada ao Parque Estadual Ilha Anchieta, os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre a história e o trabalho ambiental realizado pela Unidade de Conservação. Por volta das 10h, será celebrada uma Missa Campal, com cânticos de louvor e bênção, pelo padre Altair dos Santos. As atividades prosseguem até as 16h, com tempo livre para visitação, banhos de mar, passeios e brincadeiras.

Como participar 

O evento é aberto ao público, porém as vagas são limitadas. Para obter o convite, os interessados devem procurar as igrejas dos bairros Itaguá, Toninhas, Enseada, Perequê-Mirim, Lázaro e Rio Escuro. Será cobrado R$ 20 para o transporte de escuna. A Secretaria do Meio Ambiente recomenda que os participantes levem lanche, água, protetor solar, repelente e uma blusa de frio.

Para mais informações, o público visitante poderá entrar em contato por meio do telefone (12)3832-1397 ou pelo e-mail pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br.

História

Essa é uma comemoração histórica, feita desde a metade do século XIX, quando a Ilha Anchieta era chamada de Ilha dos Porcos. Naquela época, a ilha era um povoado da comarca de Ubatuba bastante habitada, que contava com casas, plantações, pequenos negócios, uma escola, uma capela e um cemitério. Já naquela época, no dia 6 de agosto, a Festa do Padroeiro Senhor Bom Jesus da Ilha dos Porcos era feita na mesma capelinha que existe hoje.

Acesse o site da Secretaria do Meio Ambiente e fique por dentro das atrações que o Estado de São Paulo oferece.

Do Portal do Governo do Estado