Parque Ecológico do Tietê reúne 50 mil pessoas no Dia do Trabalho

Evento foi promovido pela ONG Instituto Cultural Hering Harmônica, ONG Arte PET, W.E. Eventos da Saúde, ONG Futuro Brilhante e Associação Viva Cangaíba

sáb, 02/05/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

No fim de semana prolongado, cerca de 50 mil pessoas participaram das comemorações do Dia do Trabalho no Parque Ecológico do Tietê, administrado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), com a presença de representantes de associações de bairro da Zona Leste, de entidades e do comércio da região, ONGs e empresários. Na variada programação, além de shows musicais de MPB, sertanejo e forró universitário, houve atividades esportivas, palestras educativas, ações de cidadania e distribuição de brindes. O evento foi promovido por ONGs e comunidades da região, com o apoio da direção do DAEE.

Uma presença merece destaque. Massataka Otta, pai do menino Ives Otta, sequestrado e morto em 1997, fez um discurso emocionado, transmitindo mensagem de paz e solidariedade, e de não à violência. Em setembro daquele ano, ele fundou o Movimento da Paz e Justiça Ives Otta, ONG voltada para conscientização pela paz.

A apresentação dos cães adestrados da Polícia Militar do Estado de São Paulo empolgou crianças e os adultos. Naquele momento, todos podiam ver outro espetáculo no alto: o céu estava repleto de pipas. No caminhão-escola da Eletropaulo, próximo ao palco, houve palestras sobre segurança, com esclarecimento a respeito dos perigos da pipa: as crianças foram orientadas a soltá-la apenas em locais afastados da rede elétrica. Também ouviram alertas sobre o risco do uso de cerol nas linhas. A Polícia Ambiental exibiu filmes educativos sobre temas como o tráfico de animais silvestres e defesa do meio ambiente.

Nos campos de futebol, houve disputas entre times de várzea da região; no conjunto aquático, as piscinas estiveram lotadas. Em volta do ringue de luta livre, muitos aplausos e gritos eufóricos para os vencedores.

Nas dependências da Oficina Cultural as crianças participaram de atividades artísticas, como pintura e música (quem se destacou ganhou instrumentos musicais). Houve, ainda, prestação de serviços médico-odontológicos, com exames de diabetes, câncer de boca, pressão arterial e higienização bucal. Foram distribuídos 1.500 kits “dentuço’ (pasta de dente, escova e fio dental). O evento foi promovido pela ONG Instituto Cultural Hering Harmônica, ONG Arte PET, W.E. Eventos da Saúde, ONG Futuro Brilhante e Associação Viva Cangaíba.