Parque Ecológico do Tietê recebe filhote de lontra

Mamífero tem aproximadamente 10 dias e recebe cuidados especiais dos biólogos

qua, 07/09/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

O  Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS), que pertence ao DAEE e está localizado dentro do Parque Ecológico do Tietê, recebeu um filhote macho de lontra – Lontralongicaudis -, proveniente da cidade de Cotia.

O bebê órfão, recolhido pela Polícia Ambiental no dia 28 de agosto e entregue ao núcleo do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), tem aproximadamente 10 dias de vida, ainda não abriu os olhos e apresenta resquícios do cordão umbilical.

A alimentação, com formulação especial a base de leite, é oferecida com auxílio de mamadeira, a cada 2 horas, inclusive durante a noite.

Curiosidade
A lontra é um mamífero aquático do grupo dos carnívoros (mustelídeo), alimenta-se principalmente de peixes e crustáceos de água doce, e faz ninho em tocas de barranco ou árvores ocas na terra. No Brasil são encontradas em quase todo território nacional.

A gestação do animal dura em média 62 dias e podem nascer de 1 a 5  filhotes por cria, sendo que o desmame acontece por volta dos 2 meses de vida, somente. A espécie encontra-se nas listas de fauna ameaçada de extinção.

Do DAEE