Parque Ecológico do Tietê recebe exposição sobre tráfico de animais

Com entrada gratuita, visitantes podem ver esculturas de arara, macaco, aranha e pássaro, feitas a partir de material reciclado

qui, 16/01/2020 - 15h29 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/DAEE

Frequentadores do Parque Ecológico do Tietê (PET), na zona leste da capital, podem visitar a exposição Zoo Urbano, que traz quatro esculturas de animais gigantes montadas com materiais recicláveis. Com entrada gratuita, a mostra permanece em cartaz até o dia 20 de fevereiro.

As obras estão dispostas no gramado em frente ao Museu do Tietê e podem ser contempladas, das 8h às 17h. Nesta edição, organizada conjuntamente com o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS), os artistas abordam a temática do tráfico dos bichos silvestres, aliada à questão do impacto do plástico e outros resíduos no meio ambiente.

Destaque da exposição, a Arara Canindé foi idealizada pelo artista Fabio Souza, em parceria com o CRAS, que forneceu 43 gaiolas apreendidas em operações contra o tráfico. Também foram utilizados 204 quilos de ferro, reaproveitados de outra escultura e de serralheria.

Os visitantes poderão ver ainda uma aranha, montada com 34 quilos de fio telefônico, cabos de rede, corda e 63 quilos de ferro de serralheria. Também está exposto um macaco, feito com 212.439 canudos, 48 quilos de ferro, sobras de material do aquário de Ubatuba e sacolas plásticas. Os organizadores utilizaram também 100 quilos de sucata de automóveis para expor um pássaro.

DownloadDivulgação/DAEE

CRAS

Inaugurado em 1986, o CRAS trata e recoloca no ambiente natural diversas espécies de animais silvestres, muitos ameaçados de extinção, apreendidos pelas polícias Militar Ambiental e Civil, resgates do Corpo de Bombeiros, dos Centros de Controle de Zoonoses e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) ou entregues de forma voluntária por seus tutores, que os mantinham em cativeiro como bichos de estimação. As apreensões chegam a 12 mil por ano.

Após a recepção, mamíferos, répteis e aves são identificados por espécie, sexo e procedência, recebem anilha ou microchip com seus dados e passam por avaliação de saúde para obter o tratamento adequado. Depois dos tratamentos e recuperação, os animais aptos para voltar à natureza são repatriados e soltos. O restante é enviado a criadouros autorizados ou zoológicos.

O núcleo atende animais silvestres, tais como araras, papagaios, gavião, macacos, cobras (não peçonhentas), tartarugas e jabutis, jaguatiricas, além de diversas espécies de pássaros. Para atender a demanda, o CRAS mantém uma equipe composta por veterinários, biólogos e tratadores.

Nos 600 mil metros quadrados de área do Centro, há ambulatório e laboratório, viveiros, salas de internação, cirurgia e de necropsia, além de cozinha para o preparo da alimentação. O CRAS é administrado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

Denúncias

Para denúncias sobre o tráfico ilegal de animais, os cidadãos podem entrar em contato com as instituições a seguir:

– IBAMA: (11) 3066-2633 ou linhaverde.sede@ibama.gov.br

– Polícia Militar Ambiental: 0800-55-51-90, cpamb@polmil.sp.gov.br ou http://www.ssp.sp.gov.br/depa

SERVIÇO

Zoo Urbano – Parque Ecológico do Tietê
Data: até 20 de fevereiro de 2020
Horário: 8h às 17h
Local: Gramado em frente ao Museu do Tietê

Parque Ecológico do Tietê (PET)
Núcleo Engenheiro Goulart
Endereço: Rua Guira Acangatara, 70
Horário de funcionamento do núcleo: 8h às 17h – entrada gratuita
– Estacionamento: 50 vagas no interior, próximo à administração do parque e outras 1.000 no estacionamento externo
– Telefone: (11) 2958-1477/1450/9035 (para agendamentos e informações).
– Atividades e equipamentos que precisam ser agendados: Programa de Educação Ambiental, visita monitorada ao Museu, quiosques grandes, quadras, campos de futebol e palco ao ar livre.

Como chegar:

– O acesso fica na Av. Dr. Assis Ribeiro, altura do nº 3.000
– Indo de carro, entre no km 17 da rodovia Ayrton Senna, sentido SP/Rio
– De Metrô, desembarque na estação Penha, pegue o ônibus Jardim Keralux e desça na entrada do parque
– Pela CPTM, desembarque na estação Engenheiro Goulart e siga caminhando até a entrada do parque