Parque Ecológico do Tietê é boa pedida para passeio

Local tem ciclovia, trilhas e passeios de educação ambiental organizados na hora

sex, 24/06/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

Administrado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), o Parque Ecológico do Tietê tem entrada é gratuita e opções de lazer garantidas nestes dias de feriado prolongado. São 15 km de ciclovias, locação de bicicletas e passeios pelos 7,5 km da trilha principal.

Também é possível fazer passeio pelos 1,5 km da trilha das águas, com duração de três horas, passando pelo viveiro de mudas e plantas, lagos, brejos e banhados do rio Tietê, repleto de animais silvestres, especialmente aves.

Nesta semana do feriado, o passeio ocorrerá somente no sábado, 25, às 9h e 13h, com grupos formados na hora. O parque também possui churrasqueiras na área de lazer – seis quiosques (uso mediante agendamento) e 12 de livre utilização – e áreas de lazer com brinquedos infantis e aparelhos de ginástica, pedalinho e uma feirinha de artesanato; além de pista de skate e bicicross no Parque Jacuí, um dos núcleos do Parque Ecológico do Tietê.

Conheça mais sobre a área

Temas antes tratados dentro das salas de aula – recuperação do Rio Tietê e áreas degradadas, preservação da fauna e flora e a importância do homem no equilíbrio ambiental -, agora são concorridos na agenda do PET (Parque Ecológico do Tietê).

O motivo de tanta procura vem do trabalho desenvolvido pelo DAEE, por meio do seu núcleo de Educação Ambiental do Parque, que promove passeios orientados e visitas ao viveiro de plantas, tratando esses temas de forma diferenciada e interativa, com aulas de educação ambiental ao ar livre.

Os passeios orientados acontecem no Parque Ecológico desde 1984 e desperta o interesse de visitantes nos finais de semana, escolas públicas e particulares, universitários, unidades de saúde, grupos da terceira idade, projetos sociais como “ação família”, abrigos e instituições de educação infantil. As atividades ganham destaque por apresentarem uma linha de ensino diferenciada, buscando conscientização ambiental e a preservação da fauna e flora do entorno do rio Tietê por meio de contato direto do homem com a natureza.

Durante a semana são organizados grupos de até 50 pessoas, com idade acima de 10 anos, para passeios orientados pela “Trilha da Água”, onde recebem aulas de educação ambiental. O percurso é ideal para o estudo do Rio Tietê, da história de sua ocupação e exploração econômica: extração de areia, depósito de lixo, estabelecimento de chácaras, entre outras atividades. Nesse passeio pela trilha também é possível observar as interferências atuais como poluição e queimadas no ecossistema. Isso possibilita o exercício de criatividade para o levantamento de soluções para a recuperação das áreas degradadas. O percurso tem duração aproximada de três horas entre lagos, brejos e banhados do Rio Tietê repleto de animais silvestres, especialmente de aves.
O passeio pelo viveiro de mudas e plantas do PET também chama atenção, por incluir uma visita às antigas instalações do porto de areia e da olaria. Os participantes conhecem o minhocário e os galpões de semeadura, estaquia e crescimento do viveiro de produção de mudas.

O roteiro é muito procurado por estudantes universitários por possibilitar a observação de fauna livre, bem como para a compreensão dos problemas referentes à sua captura, venda, criação e recuperação dos animais que ali vivem.

Do DAEE