Parque Ecológico do Jacuí tem atrações grátis neste domingo, na capital

Ação faz parte do 2º Circuito Ambiental, organizado pelo DAEE, em comemoração à Semana do Meio Ambiente

sex, 10/06/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

A população da zona leste de São Paulo tem um bom programa de lazer e conhecimento ecológico neste domingo (12 de junho), no Parque do Jacuí, nas margens da Rodovia Ayrton Senna. É o 2º Circuito Ambiental, organizado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), com atrações para adultos e crianças, em comemoração à Semana do Meio Ambiente (celebrada entre 6 e 10 de junho). A primeira etapa do circuito ocorreu no dia 5, no Parque Ecológico do Tietê, próximo ao Jacuí.

Haverá palestras sobre como identificar pegada de animal, oficina a respeito de muda nativa da mata atlântica e sistema para reprodução dessas espécies, como são tratados os macacos e outros animais que vivem em parques estaduais, até a importância de manter o ecossistema em equilíbrio. Tudo acompanhado por especialistas e monitores. Estima-se que compareçam cerca de seis mil pessoas no Jacuí, que abre suas portas entre 9 e 16 horas, com entrada franca.

Programação 

O visitante poderá participar de oficina de rastros e vestígios. Atividade desenvolvida pelo Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tietê, que inclui palestra sobre animais silvestres e preparação de molde e contramolde de pegada do bicho, como macaco, anta, quati, cotia, etc. O parque também oferece Educação ambiental. Trata-se de uma visita orientada ao viveiro de mudas e palestras sobre espécies de macacos nos parques. Haverá distribuição gratuita da Revista Viverde e material sobre o Projeto Planeta Sustentável, programa Atitude Limpa, que fará mutirão de limpeza no parque, com palestras e atividades para conscientização ecológica. 

O visitante também vai encontrar atividade lúdica e esportiva sob orientação dos alunos da USP Leste e oficina de pintura com artesãos. Quem preferir pode participar da Maquete da Sabesp, com esclarecimentos sobre saneamento básico e água limpa. Tem ainda um caminhão-baú, da Eletropaulo, no qual as pessoas entram para se informar a respeito de consumo correto de energia elétrica.

Serviço
Parque Jacuí
Rua Catleias, 911, com acesso no quilômetro 23 da Rodovia Ayrton Senna

Da Agência Imprensa Oficial e do DAEE