Parque do Jaraguá oferece livros em braile sobre meio ambiente

Unidade tem espaço adaptado para pessoas portadoras de deficiência visual

qui, 05/06/2008 - 9h45 | Do Portal do Governo

A biblioteca do Parque Estadual do Jaraguá recebeu sete títulos sobre meio ambiente em braile, atendendo à demanda dos deficientes visuais que freqüentam essa unidade de conservação. A iniciativa é do Projeto Espaço Conviver, da Secretaria do Meio Ambiente (SMA). As obras foram adquiridas com recursos da Coordenadoria de Educação Ambiental. As publicações foram produzidas pela Fundação Dorina Nowill, instituição especializada em portadores de deficiência visual.

O Projeto Espaço Conviver, que está em sua terceira fase, começou com a adaptação do espaço físico do parque. Foi criada a Trilha do Silêncio, inaugurada em dezembro de 2007, com o apoio da Coordenadoria de Educação Ambiental, Fundação Florestal e Instituto Florestal. A segunda etapa consistiu na capacitação dos funcionários dos parques da Região Metropolitana de São Paulo, que receberam treinamento e informações sobre como recepcionar e tratar esse público especial.

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental, Maria de Lourdes Rocha Freire, “a proposta de criar esse espaço nos parques do Estado é inovadora e tem o objetivo de transmitir aos portadores de necessidades especiais informações corretas e atualizadas sobre as questões ambientais, por meio de cursos e outras atividades”. Outros exemplares em braile serão adquiridos, para que sejam consultados nos parques Villa-Lobos, Água Branca e Guarapiranga.

Trilhas – Segundo os coordenadores do projeto, o turismólogo Gil Kuchembuck Scatena e a bióloga Júlia de Lima Krähenbühl, ambos da Coordenadoria de Educação Ambiental, a parceria com os outros órgãos da SMA foi fundamental para a adaptação da trilha e para as providências das fases posteriores.

Algumas pessoas portadoras de deficiências e com mobilidade reduzida foram levadas ao parque para que dissessem o que deveria ser modificado, com o intuito de atender às suas necessidades. “Procuramos, no entanto, manter as características de trilhas em espaços naturais conservados, atendendo ao desejo dos próprios usuários na fase de teste que, como ressaltaram, não queriam um piso de shopping center”, afirma Scatena.

Obras em braile para consulta

• O Meio Ambiente em Debate e O Desafio Amazônico, de Samuel Murgel Branco

• SOS Tartarugas Marinhas, de Rogério Andrade de Barros

• A Viagem das Sementes, de Paulo Ernani Carvalho

• Diga não ao Desperdício, da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento

• Poluição das Águas, de Luis Roberto Magossi e Paulo Henrique Bonacella

• Meio Ambiente e Desenvolvimento, de José Eli da Veiga

Da Secretaria do Meio Ambiente